Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias MINISTÉRIO DA SAÚDE CREDENCIA HOSPITA...

    MINISTÉRIO DA SAÚDE CREDENCIA HOSPITAL INFANTIL JOÃO PAULO II (HIJPII) COMO CENTRO DE REFERÊNCIA EM DOENÇAS RARAS DE MINAS GERAIS

    *Crédito da foto: FHEMIG

    Diretor do Sinmed-MG, Cristiano Túlio Albuquerque, é um dos coordenadores da Unidade de Referência em Doenças Raras do hospital

    O Ministério da Saúde credenciou, na última terça-feira, 3 de dezembro, o Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII), antigo Centro Geral de Pediatria (CGP), da Rede Fhemig, como o primeiro Centro de Referência em Doenças Raras de Minas Gerais.

    O reconhecimento se deu pela Portaria 199 de 30 de janeiro de 2014, do Ministério da Saúde, que institui a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras, aprova as diretrizes para Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e institui incentivos financeiros de custeio.

    A Unidade de Doenças Raras do HIJPII teve três de seus ambulatórios credenciados: o de Fibrose Cística, o de Doenças Neuromusculares e o de Mucopolissacaridose. Todos eles já funcionam há mais de dez anos e atendem a um total de 370 pacientes em todo o Estado. De acordo com a Portaria, para cada uma das equipes está previsto um aporte financeiro de R$ 41.480,00 por mês. Desde 2015, o hospital busca por esse credenciamento.

    O serviço ainda presta assistência e acompanhamento a outras doenças raras em seus ambulatórios de especialidades pediátricas, como cardiologia, genética, neurologia, reumatologia, gastroenterologia, pneumologia, dermatologia, endocrinologia, entre outros.

    O diretor de Mobilização do Sinmed-MG, Cristiano Túlio Albuquerque, é coordenador da Endocrinologia, e um dos coordenadores da Unidade de Referência em Doenças Raras do HIJP II. Ele destaca a importância do credenciamento não apenas como um reconhecimento ao trabalho de toda equipe do hospital, empenhada em oferecer um atendimento de qualidade. “Esperamos melhorar a assistência aos pacientes com a vinda de recursos federais para o hospital”, reforça.