Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias ALERTA DOS INTENSIVISTAS DE BELO HORI...

    ALERTA DOS INTENSIVISTAS DE BELO HORIZONTE SOBRE O AUMENTO RÁPIDO DOS NÚMEROS DA PANDEMIA

    Publicado em 3 de março/2021.

    O Grupo Colaborativo dos Coordenadores de UTIs de Belo Horizonte faz um levantamento semanal da situação de disponibilidade e ocupação de leitos de UTI para pacientes críticos com COVID-19 em 32 UTIs dos hospitais públicos e privados de Belo Horizonte desde 10 de abril do ano passado.

    Nesta semana de 24/02 a 03/03/2021 observamos uma forte reversão da tendência das últimas cinco semanas em que o número de leitos ocupados havia caído de 449 para 348 (queda de 101 em 5 semanas, média de 20 por semana).

    Nesta semana observamos uma subida muito rápida  rápida e preocupante, de 348 para 414 pacientes COVID-19 em terapia intensiva em apenas 7 dias. Foi um aumento de mais 66  pacientes internados em UTI com COVID-19 e de mais 50 pacientes em ventilação mecânica em apenas uma semana. Este aumento ocorreu de forma parecida tanto nos leitos públicos (SUS) como nos privados.

    Com esse aumento, a taxa de ocupação no SUS voltou aos níveis próximos aos 90%, fazendo prever um grande estresse de vagas nas próximas semanas até que façam efeito eventuais novas medidas de restrição de circulação de pessoas e de estímulo ao isolamento social.

    Voltamos a alertar que enquanto não conseguimos vacinas para todos, nossa arma para evitar as internações e mortes é aumentar ainda mais a adesão às medidas de ouro que todos conhecem: manter o distanciamento de de dois metros das outras pessoas, usar máscara e exigir que os outros também usem, higienizar as mãos com frequência e sempre que tocar superfícies suspeitas e evitar aglomerações.

    Os gráficos abaixo mostram toda a série histórica e o aumento preocupante da última semana, que já começa muito próximo da capacidade máxima de atendimento da terapia intensiva da cidade. Esse nível máximo de atendimento já foi testada duas vezes, no pico de julho do ano passado e de um mês atrás: