Envio de denunciaPreencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia. |
Publicado em 29 de abril/2021
Mesmo virtualmente, uma exigência da pandemia, a Assembleia de Eleição da nova diretoria do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais – Gestão 2021- 2025, na noite de 28 de abril, foi carregada de emoção, otimismo e confiança na voz de cada interlocutor e no rosto dos presentes.
Participaram, entre outros, componentes da atual diretoria, que tem à frente Fernando Mendonça; membros eleitos para a nova diretoria, encabeçada pelo ortopedista Jordani Machado; colaboradores do sindicato; representantes de entidades médicas como a Fencom, Associação Médica, Sindicato dos Hospitais, Unimed-BH; da Polícia Civil. O apoio do Legislativo veio por meio do presidente da Comissão de Saúde e único vereador médico da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Célio Froes.
Ao abrir a assembleia, Fernando Mendonça disse que estar à frente do Sinmed-MG por dois mandatos foi um grande aprendizado e um reinventar contínuo: “ Foi com essa visão que o sindicato ultrapassou barreiras consideradas a princípio intransponíveis, como em 2017, quando a reforma trabalhista acabou com o imposto sindical obrigatório, diminuindo em 80% a arrecadação do Sinmed-MG, e levando à falência muitos outros”.
Segundo ele, apesar da crise econômica que se agravou com a pandemia o sindicato conseguiu, só no último ano, aumentar em 10% o número de filiados, que hoje passam de 7 mil. No último ano, alcançou um superávit de mais de 30% em sua receita: “A gente conseguiu não só sobreviver, mas avançar”.
Para Fernando Mendonça, o sindicato tem uma característica importante que faz a diferença : “ A gente entende que a categoria médica é heterogênia, tanto no seu pensamento político como nas suas múltiplas atuações, mas isso não deve afetar a nossa maneira de ser. Na hora de negociar não importa a que partido o gestor pertença, nosso partido será sempre o médico”, afirmou.
Para ele, os desafios são cada vez maiores: “Nosso mercado de trabalho está caminhando para uma situação cada vez mais complicada com o grande número de formandos e, conseqüente, desvalorização do trabalho médico. No setor público, faltam concursos e o trabalho médico vem sendo cada vez mais terceirizado. Já a saúde suplementar, está cada vez mais verticalizada, concentrando-se nas mãos de poucos planos de saúde com preços cada vez mais baixos por procedimento”.
Diante deste cenário, diz Mendonça, a categoria médica precisa estar unida e ter um sindicato cada vez mais forte, como diz o próprio nome da chapa – “Juntos somos mais fortes”, porque sem isso com certeza seremos engolidos em pouco tempo”.
O atual diretor-presidente aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho e dedicação dos colegas das duas gestões e aos colaboradores do sindicato.
“COM METAS AMBICIOSAS, ESSE SINDICATO VAI LONGE”
Assumindo a palavra, Jordani Machado, futuro diretor-presidente, destacou que a nova diretoria teve uma renovação de cerca de 40% dos seus membros, formando um grupo heterogênio que atua em várias áreas seja da saúde pública como suplementar, e representações importantes ligadas à Polícia Civil e Militar, e a entidades médicas. Segundo ele, “pessoas especiais, escolhidas a dedo, com vontade de trabalhar e disposição para fazer a progressão desse sindicato”.
“Temos muito trabalho pela frente. Nossa jornada está apenas começando e nosso destino será traçado com metas ambiciosas. Esse sindicato vai longe”, finalizou, agradecendo aos presentes.
“PODEM CONTAR COMIGO”, DIZ VEREADOR CÉLIO FROES
Entre os convidados, o vereador Célio Froes, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Belo Horizonte, destacou que o Sinmed-MG é uma entidade cinquentenária que sempre esteve à frente da defesa do médico. “Como único médico vereador em BH, reafirmo aqui o meu compromisso com a categoria, na defesa intransigente do trabalho médico. É por isso que vou precisar muito de todas as entidades médicas no sentido de buscarmos alternativas e soluções para os problemas da Saúde”.
Ao finalizar, destacou que a Comissão está de portas abertas “para que possamos trabalhar juntos. E isso significa defender o interesse da população, mas também da classe médica, que infelizmente vem tomando pancada de todos os lados. Podem contar comigo como interlocutor junto a prefeitura de Belo Horizonte. Tenho sido muito respeitado pela minha posição de independência e eu espero poder ser útil a nossa classe médica”.
Também presente, o vice-presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Gabriel de Almeida Silva Júnior, aproveitou o momento para agradecer a dedicação de Fernando Mendonça e sua equipe, pelo trabalho realizado, e envolvimento com a causa do médico, e parabenizar e desejar êxito à nova diretoria.
O ex-presidente do Sinmed-MG, Cristiano da Matta Machado, também se manifestou, ressaltando a importância do sindicato continuar defendendo a categoria e a sociedade, buscando na política este caminho.
Vários diretores da atual e próxima diretoria relataram o orgulho de fazer parte de um sindicato realmente comprometido com a defesa da categoria e com a assistência à população, tendo como objetivo a defesa do SUS, da democracia, do diálogo, da diversidade, da ciência.
veja a composição da Chapa “Juntos Somos Mais Fortes”