Envio de denunciaPreencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia. |
Quais as leis que tratam dos direitos das mulheres em relação à prevenção, diagnóstico, tratamento, benefícios oferecidos pelo SUS e saúde suplementar? Esse foi o tema da apresentação da advogada Paloma Marques, da Sociedade de Advogados Braga Lobato parceiro do sindicato, acompanhada da mastologista e diretora de Delegacias Sindicais e Interiorização do Sinmed-MG, Andréa Donato.
A apresentação fez parte do webinar “Outubro Rosa – informe-se com
especialistas”, realizado na noite de 5 de outubro. Promovido pela
Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Conselho Regional de Minas Gerais
(CRM-MG), Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), Sociedade
Brasileira de Mastologia – regional Minas Gerais (SBM-MG) e outras sociedades
de especialidades, o seminário teve como foco o lema “Quanto antes melhor”.
Durante o evento, vários especialistas discorreram de forma bastante clara sobre prevenção e cuidados, mamografia: fato ou fake, a jornada da paciente com câncer de mama, reconstrução mamária, paciente oncológico e exercício físico, tratamentos e impactos, cuidados paliativos em todo o processo, direitos das mulheres com câncer. O debate foi coordenado por Gabriel de Almeida Silva Júnior, mastologista e secretário-geral da AMMG.
O debate, segundo os especialistas, se faz urgente, principalmente neste momento em que as mulheres estão se descuidando dos exames e tratamento, por medo da pandemia do coronavírus. Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2020 são previstos 66.280 casos de câncer no Brasil, sendo que o número de mortes pela doença, em 2018, foi de 17.572 mulheres e 189 homens.
Conheça as leis que tratam do assunto:
A maioria das mulheres não conhece os direitos previstos em Lei relacionados à prevenção e acometimento do câncer de mama. O assunto foi abordado pela advogada do Sinmed-MG, Paloma Marques. Veja os principais pontos:
Ø Lei 11.664/2008 – fala sobre a efetivação de ações de saúde voltadas principalmente para a prevenção e diagnóstico, estabelecendo, por exemplo, que a mamografia é um direito da mulher brasileira.
Ø Lei 12732/2012- traz, entre outros, prazos para iniciar os tratamentos e para realização de exames complementares.
Ø Lei 12802/2013 – lei que garante o direito à reconstrução mamária.
Ø Lei 9656/1998 – aborda a cobertura pelo sistema de saúde suplementar.
Ø Lei 8213/1991 – trata da concessão de auxílio-doença e aposentadoria.
Ø Lei 8036/1990 – autoriza o resgate do fundo de garantia nos casos de neoplasia maligna.
levantamento do PIS/PASEP para quem tem direito a esses benefícios.
Ø Lei 7713/88 – trata da isenção do imposto de renda (inclusive para compras de veículos).
Ø Quitação do financiamento da casa própria: a pessoa com invalidez total ou permanente causada por acidente ou doença possui direito à quitação, caso exista essa cláusula no contrato e doença adquirida após a assinatura do contrato de compra do imóvel.
Ø Isenção de pagamento da tarifa de transporte público, conforme previsão em lei de competência do município.
Após a explanação da advogada sobre as Leis, a diretora e mastologista, Andréa Nonato, informou que os benefícios variam entre estados e municípios. Lembrou a importância da população, assim como dos próprios médicos, conhecerem melhor esses direitos, para que possam fazer pressão para que sejam cumpridos e, em muitos casos, aprimorados.
Assista o vídeo abaixo sobre o tema