Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias ENTREVISTA: SECRETÁRIO-GERAL FALA SOB...

    ENTREVISTA: SECRETÁRIO-GERAL FALA SOBRE O COMITÊ DE CRISE SINMED-MG

    15 de maio/2020————

    O Sinmed-MG criou o Comitê de Crise COVID-19, para receber as denúncias dos profissionais em relação a EPIs, condições de trabalho, grupos de riscos, entre outras. O sigilo do médico é mantido. O secretário-geral do sindicato, Jordani Machado, conta quais as demandas mais freqüentes e como o médico pode se proteger.

    Quais são as denúncias mais relatadas pelos médicos que estão na linha de frente  dos atendimentos?

    A maioria das denúncias que chegam ao Comitê de Crise Sinmed-MG/COVID-19 são relacionadas à  falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Também recebemos relatos que os equipamentos comprados não estão oferecendo a proteção adequada aos profissionais. Em seguida, as denúncias mais comuns são sobre condições inadequadas de trabalho, descumprimento dos afastamentos dos grupos de risco e escalas incompletas de plantões.


    Quais as principais medidas de segurança para o médico, neste momento da pandemia?

    As medidas de segurança incluem uso adequado de EPIs. Nesse aspecto, destaco que, muitas vezes, os médicos não recebem instruções corretas de como se paramentar e desparamentar, e acabam se contaminando. É preciso também tomar cuidado com roupas usadas nos locais de trabalho e que vão para casa junto com os profissionais, aumentando o risco de levar enfermidade para os familiares. E não se esquecer dos cuidados básicos de higiene, entre os quais lavar as mãos de maneira correta e uso de álcool 70.

     Muitos médicos enfrentam problemas relacionados à falta de EPI e segurança no local de trabalho. O que ele precisa fazer para denunciar ao Sinmed-MG?

    Quando a pandemia foi decretada, o sindicato criou o Comitê de Crise para tratar de questões ligadas à COVID-19. Formado pelo presidente do sindicato, Fernando Mendonça, e diretores o comitê recebe as denúncias enviadas pelos médicos e faz os encaminhamentos necessários; avalia portarias e medidas governamentais; e orienta sobre as estratégias de comunicação, entre outros. Para receber as denúncias ampliamos os nossos canais de comunicação, disponibilizando aos médicos o  WhatsApp (31) 99302-0097 e o email denuncia@sinmedmg.org.br. É importante destacar que o sigilo do médico é mantido.