Envio de denunciaPreencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia. |
A campanha “Valorize o trabalho médico, exija boas condições de trabalho”, lançada pelo Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, a Associação Médica de Minas Gerais e o Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais em dezembro/2021 continua a todo vapor.
E hoje, as entidades medicas querem reforçar um assunto frequente e que afeta a categoria médica em todo o pais: a violência contra os médicos.
Episódios de agressões físicas, verbas, morais e psicológicas são constantes e as entidades médicas sempre são procuradas com denúncias e relatos de médicos que sofrem com essas pressões no seu local de trabalho.
A pesquisa Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid-19, realizada pela Fiocruz em todo o território nacional em 2020, revela que a pandemia ampliou, ainda mais os casos de violência contra médicos e outros profissionais da saúde. O estudo evidencia que 40% dos entrevistados sofreram algum tipo de violência em seu ambiente de trabalho. E essa é só uma amostra da realidade do pais.
Em Belo Horizonte, nos últimos meses os relatos de agressões contra médicos de UPAs tornou-se um alvo da mídia, deixando os profissionais temerosos e expostos nos locais de trabalho.
Isso tudo afeta diretamente a rotina dos médicos e até da própria unidade de saúde. As consequências podem ser sequelas físicas e psicológicas para as vítimas e até estruturais para unidade de atendimento.
Por isso, as entidades médicas se unem contra a falta de segurança dos profissionais da saúde que, além de enfrentar sérios problemas nas condições de trabalho como falta de estrutura e de equipes completas, ainda precisam ser submetidos ao descaso e à violência nas unidades de saúde.
Canais de apoio ao médico:
– Departamento Jurídico do Sinmed-MG (Defesa Profissional, Direito Trabalhista, Direito Tributário, Direito Previdenciário, Direito de Família ou Consumerista): WhatsApp (31) 99302-0106
– Departamento de Campanhas Sindicais do Sinmed-MG: WhatsApp (31)98469-7514
– Núcleo de Combate ao Exercício Ilegal da Medicina do Sinmed-MG: (31) 99302-0106
– Denúncias Ético-Profissionais do CRM-MG:(31) 3248-7700
“Valorize o trabalho médico, exija boas condições de trabalho”