Envio de denunciaPreencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia. |
Médicos especialistas vinculados à Prefeitura Municipal de Contagem participaram de Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada, dia 26 de outubro, por videoconferência pelo Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) para tratar dos pleitos específicos da categoria.
Na ocasião, os profissionais deliberaram por meio de votação por pleitear a regulamentação legal da flexibilização da carga horária já praticada pelo município.
Segundo a diretora de Campanhas do Sinmed-MG, Vanessa Peres Felippe, que conduziu a AGE, no ano de 2022, a categoria conquistou um importante reajuste de 38% no salário-base para todos os médicos do município.
“No entanto, como ocorreram cortes de alguns adicionais em vários setores, a especializada perdeu aproximadamente entre 20 a 25% na somatória do reajuste de 38%. Consequentemente, o ganho final do benefício foi reduzido em aproximadamente 13% a 18%, mesmo em um cenário de reajuste efetivo do salário-base no percentual de 38%”, detalha a diretora.
Ainda conforme a diretora Vanessa, a decisão dos médicos foi tomada a partir de estudo recente estudo realizado pelo departamento Jurídico do Sinmed-MG para averiguar os salários atuais dos especialistas e fazer uma comparação com os vencimentos médicos praticados no mercado. “Dessa forma, foi possível trazer para a categoria um melhor entendimento da realidade e da porcentagem que não foi acrescentada no reajuste geral dos médicos de Contagem no ano de 2022”, explica Vanessa.
Além disso, o pleito de melhoria da remuneração dos médicos especialistas no município é histórico. Em 2017, houve a negociação de flexibilização da carga horária dos especialistas, que originou em uma restruturação das agendas dos profissionais que passaram a cumprir presencialmente 15 horas. Uma vez que, os horários dos médicos passaram a ser organizados pela gestão municipal por módulos e número de procedimentos (exames)/consultas.
Assim, considerando a realidade fática da categoria e a extinção do Incentivo de Permanência da especialidade (IPCE), os médicos de Contagem votaram por requerer a regulamentação formal da flexibilização do cumprimento da carga horária.
A assembleia também contou com a participação do diretor de Pesquisas e Projetos, Artur Oliveira Mendes e da assessora jurídica Paloma Marques da Braga Lobato Advogados, empresa parceira do sindicato.