Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias Pediatras da PBH participam de assemb...

    Pediatras da PBH participam de assembleia sobre crise na assistência pediátrica na capital

    Reunidos em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), dia 19 de março, médicos pediatras vinculados à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), discutiram sobre as novas Diretrizes de Atendimento em Pediatria na rede SUS BH divulgadas recentemente pela prefeitura.  A assembleia foi promovida pelo Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), via videoconferência.

    A AGE foi conduzida pelo diretor e de formação sindical e filiação do Sinmed-MG, André Christiano dos Santos e contou com a participação do diretor jurídico associativo, Marconi Soares de Moura, e da diretora financeira, Ariete de Araújo, além da presidente da Sociedade Mineira de Pediatria, Márcia Gomes Penido Machado,

    Foram discutidas ações e situações que recorrentemente tem promovido a precarização das condições de trabalho e da assistência pediátrica no município. Muitos profissionais afirmaram que as novas diretrizes publicadas pela secretaria de saúde são um plano de contingenciamento que restringe acesso e sobrecarrega o processo de trabalho com prejuízo ao direito dos pacientes e à segurança dos profissionais.

    Além disso, o plano não traz nenhuma ação efetiva para resolver a causa fundamental da crise. Ou seja, a redução do número de pediatras no SUS municipal que, atualmente, conta com a metade do mínimo necessário.

    Os médicos presentes deliberaram propostas adicionais aos pleitos da categoria já apresentados à PBH, entre eles:

    – Reavaliação por parte da PBH da redução do número de pediatras por UBS, levando em conta a realidade local de cada unidade (Unidades com maior demanda pediátrica, ter a possibilidade de mais de um pediatra na unidade).

    – Criação de um plantão extra especial de 6 horas para Unidades Básicas de Saúde tipo o plantão extra existente nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para enfrentamento de situações emergenciais.

    – Possibilidade de compressão de carga horária dos pediatras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em até 3 dias.

    – Ativar a possibilidade de contrato de 12 horas para pediatras nas UBS, além da opção de 20 horas.

    – Realização de concurso público imediato com vagas suficientes para a pediatria e também para as especialidades já esgotadas no concurso anterior.

    – Reavaliar o valor do salário inicial para que ele seja mais competitivo comparando a rede privada e também a região metropolitana.

    – Reavaliar o valor pago como Abono de Apoio a ESF, de modo que ele seja proporcional ao Abono pago aos médicos das Equipes de Saúde da Família.

    – Reavaliar o período de restrição para marcação das férias regulamentares nas UPAS.

    – Recompor imediatamente o número de Pneumopediatras na rede da PBH.

    – Garantir segurança com presença física da Guarda Municipal ou segurança privada em todas as unidades de saúde da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

    – Ampliar o tempo de consulta proposto na reorganização da Agenda da Pediatria.

    – Garantir a presença de diretor clinico, com carga horária protegida, em todas as UPAS da PBH.

    – Retomada do Programa Criança que Chia, com garantia do fornecimento dos medicamentos e também de espaçadores para todas as idades, das crianças atendidas no programa.

    – Avaliar a questão gerencial das Unidades de Saúde que apresentam problemas na rede municipal.

    – Enviar ofício para o Conselho Municipal de Saúde e Ministério Público sobre os problemas da Pediatria na rede da PBH.

    Sinmed-MG atuante na grave crise da pediatria na rede municipal de saúde de Belo Horizonte

    Em busca de soluções urgentes para a crise da pediatria na rede municipal de saúde de Belo Horizonte, o Sinmed-MG tem se reunido com recorrência com os gestores municipais, apresentando as propostas dos médicos feitas na assembleia e tem cobrado ações imediatas em curto e médio prazo para o enfrentamento desta situação. Foi realizada nova reunião na última segunda-feira (24 de abril). No ocasião, a gestão da PBH pediu o prazo até o fim da primeira quinzena de maio para apresentar novas propostas para a solução do problema.

    O Sinmed-MG está atuante e cobrando a quem de direito as propostas para enfrentamento desta crise.

    O tamanho do buraco da pediatria em Belo Horizonte

    Belo Horizonte tem 152 UBS, mas apenas 78 delas têm pediatras. O último concurso público promovido pela PBH, edital 01/2020, ocorreu em 2021 e foi homologado em 28/04/2022. Naquela ocasião, foram oferecidas apenas 11 vagas para pediatra, sendo 6 vagas para o cargo de 20h semanais nas UBS.