Envio de denunciaPreencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia. |
Desde 2014, a campanha Setembro Amarelo acontece em todo o país para prevenir e reduzir os números de suicídio no país. O maior desafio da campanha é conscientizar a sociedade em geral que problemas como a depressão, que estão diretamente associados ao suicídio, são doenças e devem ser tratadas como tal.
O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.
Falar sobre o assunto é essencial
O Sinmed-MG acredita e reforça a importância de ampliar o debate sobre o tema para toda a sociedade. É preciso incentivar a população a falar sobre o tema e ouvir quem precisa. Pesquisas comprovam que a pessoa que está em sofrimento quer alguém que possa falar do assunto pois desabafar já alivia muito.
Conclamamos a todos: faça a sua parte! Acredite na vida.
Pequenos gestos e atitudes que ajudam a trazer alegria à vida e superar o sofrimento e prevenir-se deste mal:
1- Aumentar o esclarecimento da população sobre os transtornos mentais e disponibilizar tratamentos eficazes
2- Praticar exercícios físicos
2- Alimentar-se bem
3-Ocupar-se com atividades divertidas
4- Dormir mais
5- Procurar sempre a orientação médica