Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias Sinmed-MG atua em defesa dos médicos ...

    Sinmed-MG atua em defesa dos médicos da UPA Norte (PBH): após solicitação e pressão por parte do sindicato, Prefeitura envia documento oficial com retorno sobre melhorias na infraestrutura e segurança na unidade

    5 de outubro/2020—-

    O Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), após envio de documento oficial à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) cobrando melhorias na UPA Norte e mais segurança para os servidores e pacientes, recebeu um retorno da gestão no dia 30 de setembro.

    O sindicato havia pedido no mês de agosto/2020 e reiterado à PBH em 14 de setembro/2020, que tomasse medidas na unidade, visto que ali tem se revelado local de “risco à integridade física de servidores e usuários, muitas vezes pela falta dos guardas municipais que atuam por meio de rondas. O Sinmed-MG também destacou preocupação com a falta de instalação de barreiras físicas que seriam capazes de limitar e identificar o fluxo de pacientes e acompanhantes em seu interior.

    A iniciativa aconteceu após visita realizada pela diretoria do sindicato, na UPA Norte, no dia 14 de agosto e as reuniões posteriores nas quais tiveram vários relatos de profissionais e usuários sobre os problemas na unidade, entre eles violência física e agressões.

    O que a PBH diz:

    O documento enviado pela Prefeitura de Belo Horizonte explica alguns itens de retorno, como:

    – Geladeira para armazenar reagentes e troca de lado da porta de cirurgia – já foram realizados

    -Instalação de grades: aguarda a vistoria do Corpo de Bombeiros

    -Instalação de grades – segundo a PBH, a previsão de instalação é dia 5 de outubro

    – Instalação de raio x- conclusão de instalação e treinamento em 16 de outubro

    – Fitas para identificar piso e orientar fluxo de pacientes- em processo de aquisição

    Em relação à segurança na UPA Norte, a PBH comprometeu-se a instalar câmeras de segurança, presença de um posto fixo da guarda municipal na unidade, acionamento eletrônico dos portões e 20 porteiros 24 horas por dia a partir de 16 de outubro.

    O Sinmed-MG destaca que esse retorno é essencial para mostrar que a força e mobilização do sindicato e médicos é fundamental para a resolução dos problemas. O sindicato reitera que vai acompanhar todas as outras medidas que ainda requerem conclusão; todas para garantir fim ao ambiente de insegurança particularmente na UPA Norte, cujos profissionais médicos e outros servidores já não mais suportam as precárias condições de segurança e os riscos decorrentes dessa lamentável situação.