Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias Uberlândia: marcos históricos das lut...

    Uberlândia: marcos históricos das lutas do sindicato

    No Triângulo Mineiro, a situação dos médicos de Uberlândia sempre foi acompanhada de perto pelo Sinmed-MG. O sindicato esteve presente em todas as lutas, inclusive por meio de uma delegacia sindical. Vários ganhos foram obtidos judicialmente, nos últimos 10 anos, e em negociações, envolvendo médicos da Fundação Maçônica Manuel dos Santos, Missão Sal da Terra, Fundasus e Sindicato dos Hospitais de Uberlândia. Conheça algumas delas:

    Condenação da Fundação Maçônica Manoel dos Santos em diferenças salariais, verbas rescisórias, horas extras e indenização por danos morais em favor de médica.
     • Acordo judicial com a Missão Sal da Terra para conceder e pagar aos médicos 5 (cinco) dias de férias, acrescidos do terço constitucional, sem prejuízo das férias legalmente devidas, a título de indenização compensatória por atraso no pagamento de verbas trabalhistas.
     • Condenação da Fundação Maçônica Manoel dos Santos ao pagamento de FGTS não depositado, na conta vinculada da Caixa Econômica Federal dos médicos representados.
     • Condenação da Fundação Maçônica Manoel dos Santos ao pagamento do adicional de horas extras de 85% em plantões extras; repousos semanais remunerados sobre os plantões extras; intervalo do médico de 10 minutos a cada 90 minutos trabalhados; intervalo de 15 minutos em jornadas extras para mulheres; dobra dos feriados laborados pelos médicos que tenham sido contratados para cumprir escala de 12×36; diferenças salariais entre o contratado e o garantido como piso pela lei aplicável aos médicos, com reflexos constantes no corpo do voto. Aguardando julgamento de recurso.
     • Condenação da Missão Sal da Terra ao pagamento de FGTS não depositado, na conta vinculada da Caixa Econômica Federal dos médicos representados.
     • Condenação da Fundação Maçônica Manoel dos Santos a restituir valores descontados na remuneração dos médicos substituídos, relativos aos dias de paralisação (18/01 a 05/02/2016), conforme apuração que será feita em liquidação de sentença.
     • Condenação do Município de Uberlândia ao pagamento de FGTS não depositado, na conta vinculada da Caixa Econômica Federal dos médicos da Fundasus no período de agosto/2016 a 11/01/2017.
     • Condenação do Município de Uberlândia a devolução dos descontos realizados a título de falta durante o movimento grevista e devolução dos descontos realizados nos dias de férias durante a paralisação.
     • Negociação de Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato dos Hospitais de Uberlândia, vigente nos anos de 2017 e 2018, prevendo diversas vantagens e benefícios para a categoria médica, inclusive o reajuste de salários.
     • Finalização das tratativas de Negociação Coletiva de Trabalho para os anos de 2018 e 2019, prevendo novos benefícios, além de diversas outras vantagens para a classe médica, inclusive o reajuste e abonos salariais.
     • Atuação extrajudicial com a realização de diversas reuniões e assembleias, além do envio de inúmeros ofícios aos gestores do Município e empregadores, sempre na busca pelos interesses da categoria médica.

    Ao longo dos últimos quatro anos, o Sinmed-MG conseguiu importantes vitórias para os médicos de Uberlândia vinculados à Missão Sal da Terra e à SPDM. Direitos conquistados nos acordos coletivos de trabalho: premiação acumulativa por plantões de Pronto-Atendimento;  adicional hora-extra diferenciada (100%, contra 50% da CLT);  adicional noturno diferenciado (50%, contra 30% da CLT);  adicional de insalubridade diferenciado (cálculo sobre 3 Salários Mínimos, contra 1 Salário Mínimo habitual); adiantamento de 13º salário nas férias; licença anual para congresso médico