Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias SINMED-MG JÁ FEZ PARCERIA COM OITO F...

    SINMED-MG JÁ FEZ PARCERIA COM OITO FACULDADES DE MEDICINA. PROJETO VISA CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO DE FUTUROS MÉDICOS

    Aproximar-se dos acadêmicos de Medicina, prepará-los para o mercado de trabalho, envolvê-los nas discussões sobre ética médica, apresentar os serviços oferecidos pelo sindicato na defesa do trabalho médico. Esses são alguns dos objetivos do programa de parcerias do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais com as Faculdades de Medicina, instituído pela atual diretoria.

    Já são oito universidades parceiras: Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), Faminas – BH, Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh), PUC Betim, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP),  Unifenas- BH, Unifenas/campus Alfenas e Uni-BH.

    Para conduzir o projeto de parcerias, o sindicato montou um grupo de trabalho, que tem à frente o diretor-presidente, Fernando Mendonça; o secretário-geral, Jordani Machado; e o diretor de Relação com Acadêmicos, Flávio Mendonça.

    Segundo Flávio Mendonça, é muito importante que os acadêmicos conheçam as formas de contratação do médico e estejam atentos aos riscos de cada uma delas, como a questão da terceirização, cada vez mais frequente.

    O projeto também busca orientá-los sobre as especialidades de maior futuro e mostrar o papel das entidades médicas na luta por mais qualidade das escolas médicas e na assistência à saúde, em geral.

     O diretor explica que o contato com as faculdades permite também conhecer as principais demandas na formação do acadêmico e o melhor formato para essa parceria.

    Já foram promovidos pelo sindicato cursos de “Ética Médica” (31 de agosto)  e “Mercado de trabalho: carreira médica” (4 e 5  de outubro) , entre outras atividades, como palestra em eventos nas universidades.

    VEJA OS DEPOIMENTOS DE ALGUMAS FACULDADES PARCEIRAS

    Ø  FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS (FCMMG)/FUNDAÇÃO FELUMA – Fundada em 1950. Em 2019, serão 104 formandos.

    Flávio Santos Vasconcelos Barros, coordenador: “A parceria com o Sindicato dos Médicos possibilita aos alunos se familiarizarem com as questões trabalhistas enfrentadas pelos médicos na sua prática e conhecerem meios para a busca de soluções. Além disso, desenvolvem desde cedo a percepção da importância de se enxergar como membro de uma classe profissional”.

    Ø  FAMINAS-BH Fundação em 2012, com 120 alunos formando por ano.

    Antônio Carlos Vieira Cabral, coordenador do curso/ Gabriel Costa Osanan – coordenador do Núcleo de Saúde da Mulher: “A importância da parceria com o Sinmed-MG é a informação para os alunos através de cursos de extensão a respeito do exercício da profissão, assim como abordagem de temas relativos ao mercado de trabalho”.

    Ø  FACULDADE DA SAÚDE E ECOLOGIA HUMANA (FASEH)  Fundada em 2001. Curso de Medicina autorizado em 2003. Atualmente, se formam em média 100 alunos por ano.

    Tatiane Miranda, coordenadora: “Por meio dessa parceria,  ampliamos a oferta de atividades complementares para os alunos/as alunas.  Além disso, os alunos têm considerado, como produto dessa parceria, a oportunidade de discutir mercado de trabalho e outros temas relacionados ao exercício profissional”.

    Ø  ESCOLA DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO  (UFOP) O curso de Medicina foi criado em 2007 e a Escola em dezembro de 2012 (o curso antes era alocado na Escola de Farmácia da UFOP). Atualmente se formam, em média, 80 alunos por ano.


    Gustavo Meirelles Ribeiro, coordenador:  “A parceria entre a Escola de Medicina e o Sinmed-MG é muito relevante, uma vez que o Sindicato orienta sobre os direitos profissionais no mercado de trabalho, tais como contratos e prestação de serviços, dentre vários, oferece defesa profissional do médico e orienta sobre condutas, tendo-se em mente o compromisso com a ética. Pode contribuir para a realização de cursos em eventos da universidade e até mesmo colaborar na integração entre cursos de Medicina”.

    Ø  UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO (UNIFENAS- BH)  -O curso de Medicina em BH iniciou em 2003. Atualmente, se formam em média 160 alunos por ano. Com a ampliação, a partir de 2023 serão 260 alunos por ano.

    Ladislau José Fernandos Júnior, coordenador: “Proporcionar para o egresso conhecimento do mercado de trabalho, reforçando seus deveres e direitos. Compreender o papel do sindicato na profissão. Proporcionar integração com demais colegas na discussão das condições de trabalho e suas melhorias”.

    Ø  FACULDADE DE MEDICINA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINAS GERAIS  (UNI-BH) –  Com 12 anos de fundação, a UNI-BH forma em médica 90 alunos por ano.

    Liv Braga, coordenadora: “A parceria do curso de Medicina com o Sindicato dos Médicos é importante para que os alunos entendam e se formem dentro da realidade do mercado e da legislação que rege a nossa profissão, de forma que eles não fiquem numa bolha de experimento e, de repente, descubram o mundo real. A parceria nos dá a possibilidade de poder formá-los dentro das necessidades éticas e da realidade trabalhista em que ele vão ser inseridos nos próximos anos”.