Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias 11ª edição do Curso de Ética Médica S...

    11ª edição do Curso de Ética Médica Sinmed-MG na modalidade exclusivamente presencial contou com 150 participantes

    Publicado em 20 de abril/23

    A 11ª edição o Curso de Ética Médica, realizado pelo Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), neste último sábado, 15 de abril, na modalidade presencial, contou com presença de 150 acadêmicos e médicos recém-formados. O evento foi realizada na sede do Sinmed-MG e teve 8 horas de duração.

    Após três anos do curso exclusivamente on-line, a 11ª edição é a primeira presencial pós-pandemia. Para o diretor-presidente do sindicato, Jordani Campos Machado, que deu início ao evento, o objetivo é aproximar cada vez mais os acadêmicos e recém-formados às entidades médicas mineiras como o Sinmed-MG. 

    Ainda conforme o diretor-presidente, o curso tem uma importância ímpar na vida acadêmica e profissional, pois se trata dos princípios éticos que norteiam a medicina e que são essenciais para uma melhor assistência à saúde dos pacientes, além de orientar em relação aos direitos médicos.

    Já a diretora de saúde do trabalhador do Sinmed-MG e uma das organizadoras do evento, Fabíola Tatiana de Souza, avalia a realização da 11ª edição do Curso de Ética Médica Sinmed-MG como muito positiva. “Como já fazia um tempo que o curso era realizado remotamente, resolvemos trazer a versão 100% presencial. E tivemos a grata surpresa de ter uma casa cheia de acadêmicos e recém-formados, que ficaram até o final”, elucida. Segundo Fabíola, a expectativa é, para as próximas edições, trazer cada vez mais os eventos na modalidade presencial.

    Maria Lara Drummond Góes, acadêmica do 7º período, achou muito interessante todos os temas abordados no curso. “Foi uma oportunidade única de tirar dúvidas e ter acesso às informações importantes que, até então, desconhecia. Acredito ser indispensável a presença de acadêmicos em um evento desse tipo”, completa.

    Temáticas imprescindíveis para os para mitigar transtornos na carreira

    O evento, que lotou o auditório da sede do Sinmed-MG, retratou temáticas imprescindíveis e relevantes para mitigar transtornos na carreira profissional. 

    Muitas das palestras trouxeram casos clínicos relacionados a procedimentos médicos, código de ética, documentos e sigilo médico, telemedicina, direitos dos pacientes, relação médico e paciente, entre outros. Além disso, outras situações peculiares que geraram denúncias e reclamações no Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG) ou que exigiram uma atenção diferenciada com os pacientes ou seus responsáveis foram abordadas.

    Os mediadores do curso explicaram aos médicos e acadêmicos situações de violação do Código de Ética que podem levar a um processo, entre elas o abandono de plantão sem comunicação prévia, quebra de sigilo médico, emissão de relatório e atestado médico sem a presença do paciente, entre outras.

    Na ocasião, os participantes também conheceram como funciona a apuração de uma infração ética pelo Conselho, instauração do processo, suas etapas e penalidades. Entre elas, a advertência confidencial, censura confidencial, censura pública, suspensão de até 30 dias, cassação e revisão da pena junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM), entre outras informações importantes.

    Ao longo das apresentações os palestrantes destacaram os serviços do Sinmed-MG na área de defesa profissional, inclusive junto ao CRM-MG.

    O curso incluiu também a importante palestra sobre comunicação, mídias sociais e normas éticas, que mostrou, entre outros temas, de ética médica nas redes sociais, segundo o Manuel de Ética Médica do CFM.

    Para o acadêmico do 5º ano, Hugo Gomes Araújo, o curso foi muito enriquecedor e esclarecedor. “A palestra que abordou o tema do uso de redes sociais na medicina foi muito interessante e ilustrativa. Mesmo estando ainda no 5º período, achei que foi muito proveitoso participar do curso do Sinmed-MG”, finaliza.

    Confira os temas abordados:

    ·        “O Código de Ética Médica I – diretor jurídico Institucional do Sinmed-MG e conselheiro do CRMMG, Ricardo Hernane

    ·         Entidades Médicas e o Associativismo Médico em Minas Gerais” – diretor secretário geral do Sinmed-MG, Maurício Meireles Góes

    ·      “Princípios do Código de Ética Médica II” – diretor de pesquisas e projetos do Sinmed-MG, Artur de Oliveira Mendes

    ·         “Documentos Médicos / Sigilo Médico” – assessor jurídico do Sinmed-MG, Daniel Mendes

    ·         “Documentos Digitais e Telemedicina” – diretor de tecnologia e Informação do Sinmed-MG, Humberto Martins

    ·         “Relação Médico-Paciente” – diretor de saúde suplementar do Sinmed-MG, Arnóbio Moreira Félix

    ·         Responsabilidades nos procedimentos ético disciplinares” – assessor jurídico do Sinmed-MG, Daniel Mendes

    ·         “Defesa Ético Profissional – Quem me defende”? – diretor de defesa profissional do Sinmed-MG, Cleverson Martins Kill

    ·         “Comunicação, Mídias Sociais e as normas éticas” – assessora de imprensa do Sinmed-MG, Rosângela Costa

    ·         “Relação com pacientes e familiares” – diretora de saúde do trabalhador do Sinmed-MG, Fabíola Tatiana de Souza

    ·         “Relações entre os profissionais da saúde” – diretora de delegacias sindicais e interiorização do Sinmed-MG, Elizete Rocha.