Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias 50 anos do Sinmed-MG: uma história de...

    50 anos do Sinmed-MG: uma história de lutas e conquistas para os médicos da PBH

    A trajetória de 50 anos do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais – 1970 a 2020 –  é marcada por grandes lutas e vitórias. Todas as conquistas foram importantes, sejam elas de grande proporção ou pequenos passos de uma caminhada para se atingir um objetivo maior.

    Nesses anos foram incontáveis assembleias, reuniões, eventos, publicações, ações jurídicas, audiências públicas, sempre buscando condições mais dignas para os médicos mineiros no campo da remuneração, da estrutura de trabalho e no respeito aos direitos dos profissionais.

    Para marcar essa data emblemática, o Sindicato traz um levantamento de algumas conquistas para os médicos, principalmente nos últimos 12 anos, devido à escassez de material anterior.

    Os textos abordaram os seguintes temas, sendo acompanhados de um infográfico para melhor visualização: Acordos Coletivos, Betim/Contagem, Estado, Interior, PBH, Uberlândia/Outros: PM, Marreta e Peritos.

    Abaixo, trazemos as conquistas alcançadas no Estado e na PBH

     PBH: MARCOS HISTÓRICOS DAS LUTAS E  CONQUISTAS PARA OS MÉDICOS DA PBH

    O Sindicato dos Médicos de Minas Gerais sempre foi o grande interlocutor dos médicos servidores da PBH nas lutas por melhor remuneração, condições de trabalho, equipes completas, segurança e um plano de carreira que realmente valorizasse a categoria. Conheça um pouco dessas conquistas:

    1996 – Plano de Carreira, Cargos e Salários: instituído após uma longa mobilização do Sinmed-MG, trouxe importante recomposição salarial, com incorporação de vários abonos e adicionais.

    2006 – Médicos do Hospital Odilon Behrens finalmente conquistam Plano de Carreira. Além de contemplar os médicos do HMOB, a lei 9.154 ainda regulamentou o acordo salarial firmado em 2005, para a administração direta, extensivo aos médicos do hospital.

    2007 – Prefeitura fecha acordo exclusivo com a categoria, contemplando um reajuste escalonado de 34 a 55,1%, após exaustivas negociações do Sinmed-MG e um movimento vigoroso. Pela primeira vez, depois que foi instituído o Plano de Carreira, Cargos e Salários, os médicos da PBH tiveram uma reposição real do salário.

    2010 – depois de negociação com o Sinmed-MG, a Lei 9.815 trouxe benefícios exclusivos para a categoria como a criação da jornada de 40 horas semanais para médicos do PSF, regulamentada por decreto; criação de abono para dias especiais nas UPAs e demais unidades de saúde no município; criação do abono de rede complementar; revisão dos valores de plantão, entre outros.

    2011 – Prefeito sanciona projeto que concede reajuste salarial aos servidores da PBH – contemplando 20%  de aumento escalonado.

    2014 – novamente o Sinmed-MG negocia ganhos exclusivos para a categoria. A lei 10.753/14, que concede reajuste salarial de 7% aos médicos e demais servidores do município, contemplou com exclusividade os médicos com reajuste de 20% sobre os abonos de urgência complementar e Plus PSF.

    2019 – após mais de seis anos, em que o Sinmed-MG manteve-se firme e atuante, é sancionada, a Lei  11.156, que reestrutura a carreira dos servidores públicos da área de Medicina do município. Com a conquista, os médicos ganham um plano moderno que valoriza o tempo de carreira, estabelece uma progressão mais rápida para quem entra na carreira – o que favorece e estimula a fixação do médico na rede da Prefeitura -, entre outras melhorias. Foram contemplados cerca de 3.500 profissionais da Prefeitura e Hospital Odilon Behrens.

    Outras conquistas em 2019 – Reajuste no vencimento básico e no vale-refeição de 7,20%, dividido em duas vezes, sendo 3,78% a partir de 1º de janeiro/2020 e 3,30% em dezembro/2020.  A proposta foi estendida a todos os contratos administrativos. Alteração de jornada para os servidores que já faziam 40 horas. Suporte na melhoria das condições de trabalho.

    2020 – UPA Norte – O Sinmed-MG sempre esteve atuante na busca por  melhoria das condições de trabalho dos profissionais da unidades de atenção básica e secundária. Um exemplo dessa luta aconteceu agora em 2020, com a mobilização envolvendo melhorias na nova UPA Norte, com várias demandas sendo atendidas.