Envio de denunciaPreencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia. |
A 7ª edição o Curso de Mercado de Trabalho Médico, realizado pelo Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), neste último sábado, 20 de maio, na modalidade presencial, contou com presença de 150 acadêmicos e médicos recém-formados. O evento foi realizada na sede do sindicato e teve 8 horas de programação.
Ao longo da 7ª edição do evento, foram ministradas 13 palestras, que juntas ofereceram um panorama bastante completo sobre o Trabalho Médico, levando todos a refletirem sobre os rumos da profissão e que caminho seguir. Para o diretor de Relação com Acadêmicos, Fernando Luiz de Mendonça, a realização do curso é de uma importância fundamental, porque ele age na formação, na instrução, no início da vida do acadêmico de medicina e do jovem médico.
“Além de ser pontuado para os processos seletivos de residência, o PSU, o curso é extremamente relevante, pois traz o mundo real do trabalho médico, ainda não vivenciado no dia a dia”, explica Mendonça.
Ainda de acordo com o diretor do sindicato, ao longo de toda a programação, são trazidos à tona temas que as escolas médicas não abordam durante formação acadêmica. Além disso, por meio do conteúdo ministrado no curso, é possível evitar algumas ciladas, como se vincular às falsas Pessoas Jurídicas (PJs) ou mesmo trabalhar em locais de condições inadequadas, por exemplo.
A questão da “pejotização” do trabalho médico foi um dos temas que a recém-formada, Maria Claudia Miranda de Rezende, mais achou interessante. Segundo ela, inicialmente, o seu objetivo era somente participar do curso para a obtenção de pontos para a residência médica (PSU). “No entanto, no decorrer da programação, descobri como os médicos saem da faculdade despreparados. Pois, não temos muita noção do que está por vir na profissão”, destaca Maria Claudia.
Já para Eugenio Salvio, acadêmico do último ano de medicina na faculdade Estácio de Sá, em Angra dos Reis (RJ), apesar de ter buscado o curso somente para obter pontuação para o PSU, as temáticas superaram todas as suas expectativas. “Gostei muito porque tive a oportunidade de aprender sobre assuntos importantes para a carreira que nunca tinha visto na faculdade. É um conhecimento que eu não tinha, até então”, destaca.
Programação do curso abordou temas indispensáveis para o jovem médico evitar transtornos na carreira
O curso, que lotou o auditório da sede do Sinmed-MG, abordou assuntos indispensáveis e relevantes para evitar problemas e riscos no mercado de trabalho médico transtornos na carreira profissional.
Segundo a diretora de Saúde do Trabalhador, Fabíola Tatiana de Souza, a intenção é preparar o acadêmico e o médico recém-formado para situações que ele irá encontrar ao ingressar no mercado de trabalho. “O objetivo é trazer uma abordagem realista, que pouco é comentada durante a graduação. Assim, para o profissional tem a possibilidade de se preparar para fazer um planejamento de sua carreira”, detalha a diretora.
Ainda de acordo com Fabíola, para o curso, são selecionados temas que, em geral, não são mencionados durante a faculdade de medicina. Como por exemplo, gestão de carreira, formas de contrato de trabalho, aposentadoria, demografia médica, defesa profissional etc. “Dessa forma, esperamos que o profissional tenha conhecimento de sua realidade e saiba quais os recursos lançar mão para gerir da melhor forma as etapas de sua carreira e ainda conquiste sucesso em toda a sua trajetória”, destaca.
Muitas das palestras trouxeram conteúdos importantes sobre as formas de trabalho médico, como junto à administração pública e no terceiro setor. Além disso, outro assunto ministrado foi a forma de trabalho na esfera privada. Na ocasião, foi abordado novamente a questão da pelotização do trabalho médico e as implicações legais da prática, que constitui fraude trabalhista, sendo nula de pleno direito, em respeito ao art. 9º da CLT.
Outro tema que chamou a atenção de uma das participantes, a estudante do último ano do curso da UNIPTAN, em São João Del Rei (MG), Nicole Modesto Murad, foi sobre a Judicialização da saúde. Segundo ela, ficou bem claro o papel dos médicos para diminuir as denúncias que crescem a cada dia. “Em suma, achei interessantes e inovadoras todas as palestras ministradas ao longo do dia”, frisa a acadêmica.
Confira a programação completa do 7º curso de mercado de trabalho médico do Sinmed-MG e seus respectivos palestrantes:
Filiação para acadêmicos de medicina é gratuita
No Sinmed-MG, acadêmico de medicina tem filiação gratuita e benefícios garantidos. Aproveite a oportunidade e filie-se ao sindicato para usufruir das vantagens:
– Descontos em cursos e eventos com temas de interesse médico;
– Assessoria de comunicação para as mídias sociais dos futuros médicos;
– Consultoria e atendimento jurídico nas diversas áreas do Direito: trabalhista,
– administrativo, empresarial, PJ, de família, sucessório, tributário, previdenciário e adequação à LGPD;
– Descontos especiais em hotéis, cursos e pós-graduação, escolas, seguros;
– Orientação em acordos coletivos, condução de campanhas reivindicatórias;
Para se filiar é muito simples, basta acessar o site – Serviços /Ficha cadastral ou enviar um e-mail para helen@sinmedmg.org.br e solicitar a ficha de filiação ou via WhatsApp (31) 99302-0096.