Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    (31) 3241-2811
    Home Notícias Nova diretoria “Aliança pela Va...

    Nova diretoria “Aliança pela Valorização” participa de solenidade de posse nesta última sexta, 4 de julho

    Em uma noite especial para a categoria médica, o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) celebrou a posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2025-2029. A chapa “Aliança pela Valorização”, presidida pelo médico de família e comunidade André Christiano dos Santos, assume a liderança da entidade, marcando uma importante etapa nos 55 anos de trajetória do sindicato. A solenidade, realizada na sede do Sinmed-MG, reforçou o compromisso da nova gestão com a defesa e valorização da categoria.

    A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades e representantes de entidades médicas e da sociedade civil, evidenciando a relevância do Sinmed-MG no cenário estadual e nacional. A mesa de honra foi composta pelo (a):

    • Presidente da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Fábio Augusto de Castro Guerra;
    •  Presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Fernando Luiz de Mendonça;
    • Diretor-presidente eleito para o quadriênio 2025-2029, André Christiano dos Santos;
    • Diretor-presidente do Sinmed-MG na gestão 2021-2025, Jordani Campos Machado;
    • Conselheira federal, representando o Dr. José Hiran da Silva Gallo, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Cibele Alves de Carvalho;
    • Tesoureira do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG), representando o presidente Dr. Ricardo Hernane Lacerda Gonçalves de Oliveira, Regina Eto.

    Mesa de honra da solenidade de posse da nova diretoria do Sinmed-MG

    Avanços significativos na gestão 2021-2025

    Na ocasião, o diretor-presidente do sindicato (gestão 2021-2025) Jordani Campos Machado expressou gratidão e a certeza de ter cumprido sua missão. Ele destacou o ciclo iniciado em 1º de julho de 2021, em meio aos desafios da pandemia, e agradeceu aos diretores, conselheiros, colaboradores e, principalmente, a cada médico que confiou no sindicato. “Conseguimos avançar, resistir e construir”, afirmou, ressaltando o compromisso de manter o Sinmed-MG como uma entidade independente, apartidária e focada na defesa da medicina e da saúde pública de qualidade.

    Machado fez questão de listar as principais conquistas de sua gestão, incluindo a intensificação da defesa jurídica da categoria, a valorização da comunicação transparente com os médicos, a construção de parcerias sólidas com outras entidades médicas – como o Conselho Superior das Entidades Médicas de Minas Gerais (COSEMMG) – e o apoio da Federação Médica Brasileira (FMB). Ele também mencionou a promoção de cursos de capacitação e a atuação firme na defesa do SUS e dos vínculos dignos de trabalho.

    Em sua fala, o ex-presidente também agradeceu a toda a equipe do Sinmed-MG, aos escritórios parceiros, fornecedores e, especialmente, à sua família pelo apoio. Ao passar o bastão para a nova gestão, liderada por André Christiano dos Santos, Jordani Campos Machado desejou sucesso e reafirmou seu desejo de que a entidade continue a defender os médicos com coragem, transparência e compromisso, reiterando a frase do professor Miguel Couto: “A medicina não é profissão para covardes. E o sindicalismo médico também não é”. Ele fechou o seu discurso reforçando que, mesmo fora da presidência, seguirá contribuindo com o Sinmed-MG.

    Representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Federação Médica Brasileira (FMB), Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG) e Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Unimed-BH, Credicom também proferiram breves saudações, ressaltando a relevância da união da classe médica. E Mensagens de apoio à nova gestão foram enviadas por importantes personalidades políticas e instituições, como o Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, o Presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Vereador Juliano Lopes.

    Além disso, o evento contou com a presença e saudação de líderes de entidades parceiras, como o presidente da Unimed-BH, Frederico Peret, o presidente da Credicom, João Augusto de Oliveira Fernandes e presidente do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Ilda Alexandrino.

    Uma trajetória de lutas e conquistas

    Durante a solenidade, foi relembrada a rica história do Sinmed-MG, que ao longo de 55 anos tem se dedicado incansavelmente à defesa dos médicos mineiros. Foram mencionados os ex-presidentes da entidade – Vicente de Paula Assis, Calil Fouad, Antônio Fernando Dias, Célio de Castro, Roberto Assis, Eliane de Souza, Ricardo de Menezes, Edilson Corrêa, Cristiano da Matta Machado, Amélia Pessôa, Fernando Luiz de Mendonça e Jordani Campos Machado. Cada um, com sua identidade e dedicação, contribuiu significativamente para as conquistas alcançadas, que só foram possíveis com muito trabalho, superação de desafios, confiança e a ativa participação dos associados.

    A união da categoria e o trabalho conjunto foram apontados como pilares essenciais para vencer os obstáculos e continuar a caminhada em defesa do médico. “O sindicato é uma trincheira na defesa do médico e precisa estar cada vez mais unido com os médicos e entidades. Será essa união o pilar essencial para que a chapa ‘Aliança pela Valorização’ possa realizar ações efetivas para fortalecer a medicina, valorizar a categoria e contribuir para que o sistema de saúde seja mais eficiente”, destacou Jordani Campos Machado.

    A nova direção: heterogeneidade e compromisso

    A equipe que assume a direção da entidade é composta por 29 médicos, incluindo seis conselheiros fiscais, formando um grupo bastante heterogêneo. Com representantes de diversas especialidades, vínculos e locais de trabalho – seja no setor público, cooperativista, filantrópico ou privado – a nova diretoria é um reflexo fiel do universo do trabalho médico.

    Nova diretoria do Sinmed-MG eleita para o quadriênio 2025-2029

    Desse total, sete diretores fazem sua estreia na atividade sindical, injetando um “oxigênio necessário para este novo momento da entidade”. Todos, veteranos e novatos, compartilham o desejo comum de contribuir para a melhoria do sistema de saúde e, especialmente, das condições de trabalho e remuneração do médico, apesar das inúmeras barreiras impostas pela conjuntura atual.

    Solenidade de posse e juramento

    O momento mais aguardado da noite foi a posse oficial da nova diretoria e conselho fiscal, anunciada pelo presidente da Federação Médica Brasileira,  Fernando Luiz de Mendonça. Em seguida, um a um, os membros da chapa “Aliança pela Valorização” assinaram o Termo de Posse, formalizando o compromisso com a entidade. Confira a composição da diretoria neste link aqui.

    Primeiro discurso do novo diretor-presidente do Sinmed-MG

    Após a assinatura, André Christiano dos Santos proferiu seu primeiro discurso como diretor-presidente. Ele expressou profundo sentimento de gratidão, responsabilidade e esperança ao assumir a liderança do Sinmed-MG. “Esta é, sem dúvida, uma das maiores honras da minha trajetória profissional e pessoal — representar a categoria médica neste estado que tanto contribui para a saúde do nosso país”, afirmou.

    O novo presidente, médico de família e comunidade, relembrou sua trajetória no sindicato, que começou em 2007. Ele destacou o orgulho de ser o primeiro profissional de sua especialidade a presidir a instituição e mencionou as transformações e o fortalecimento do Sinmed-MG ao longo dos anos, ressaltando o papel da entidade em fazer “política no melhor sentido, sem qualquer viés partidário”.

    André Christiano também fez um agradecimento especial à gestão que se encerrou, sob a presidência de Jordani Campos Machado, e aos ex-presidentes Cristiano Gonzaga da Matta Machado, Amélia Maria Fernandes Pessôa e Fernando Luiz de Mendonça, que o acolheram e ensinaram sobre um sindicalismo de qualidade. Ele enfatizou a união entre as entidades médicas mineiras, que trabalham juntas “em busca do melhor para o médico e consequentemente para a sociedade, zelando por uma prática da Medicina de qualidade, baseada na ciência, lutando por condições de trabalho e remuneração adequados.”

    A chapa “Aliança Pela Valorização”, segundo o presidente, nasce do compromisso com princípios inegociáveis como ética, representatividade, independência e transparência. “Nosso nome já anuncia a nossa prioridade: construir alianças em prol da valorização. Valorização da carreira médica em todos os níveis, da formação profissional à remuneração justa, do respeito às condições de trabalho ao reconhecimento da importância social do nosso trabalho”, disse.

    Ele reforçou que a diretoria será plural e atuante, comprometida com os interesses coletivos da classe e com a saúde da população. “Não seremos uma diretoria de gabinete: seremos uma diretoria em campo, presente, acessível e atuante”, garantiu. Citando o médico e filósofo Gregorio Marañón, André Christiano dos Santos finalizou com um convite à união: “Lutaremos, mesmo quando tudo parecer difícil, pelo reconhecimento da medicina como uma profissão essencial, digna e fundamental para a sociedade. Juntos, podemos fazer mais. Uma verdadeira aliança pela valorização!”

    Galeria do ex-presidentes

    Inauguração do painel de ex-presidentes do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais

    Para finalizar a noite, o Sinmed-MG prestou uma homenagem especial aos ex-presidentes da entidade, inaugurando o painel de fotos, uma iniciativa idealizada na gestão de Jordani Campos Machado. O momento simbólico foi acompanhado por todos os presentes, reforçando o legado de cada líder na história da casa do médico mineiro.

    Confira mais fotos da solenidade aqui.