Envio de denunciaPreencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia. |
Quando a rotina médica parece não deixar espaço para cuidar de si, encontrar tempo para o movimento pode transformar vidas. É isso que mostra a história do médico geriatra Thiago Franco Albino, que fez da corrida o ponto de virada para o autocuidado.
A campanha “O cuidado com quem nunca para”, da Unimed-BH, reforça exatamente essa mensagem: quem cuida também precisa se cuidar. Mais do que uma ação institucional, este é um movimento pelo bem-estar físico, mental e emocional dos médicos, que conta com o apoio das principais entidades médicas e cooperativistas de Minas Gerais. A iniciativa convida cada profissional a refletir sobre a importância de olhar para si e manter hábitos saudáveis.
Thiago sempre orientou seus pacientes sobre os benefícios da atividade física, mas a chegada do filho e os compromissos da profissão o afastaram dos exercícios. Vieram o sedentarismo e o sobrepeso — até que, durante as férias, decidiu correr. Começou com 5 km, depois 10 km, até se desafiar a completar uma maratona.
Hoje, ele acorda às 4h30 para treinar. São até 14 horas semanais entre corrida, natação e bicicleta. “Parece uma loucura você acordar mais cedo do que o habitual para fazer uma atividade física para ir para o serviço trabalhar. Mas incrível como isso dá um bem-estar enorme.” “Hoje cuido do meu corpo como meu maior presente. Essa mudança não foi só física. Foi mental e emocional. A atividade física virou uma válvula de escape”, reforçou.
Ele deixa um recado aos colegas: “A grande lição dessa jornada é que, sem saúde, não conseguimos fazer absolutamente nada. Nenhuma pessoa é insubstituível, a não ser para si mesma. Se você não cuidar de você, ninguém fará isso por você. Você é o agente ativo do seu envelhecimento. Como geriatra, posso afirmar que sair do sedentarismo é colocar as chances ao nosso favor para envelhecer com saúde.”
Para conhecer mais sobre essa e outras histórias e acessar conteúdos exclusivos sobre autocuidado, visite o hotsite da campanha: comunicacao.unimedbh.com.br/autocuidado.
A campanha é fruto da união da Unimed-BH com o Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG), a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), o Sindicato dos Médicos (Sinmed-MG), a Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fencom), o Conselho Superior das Entidades Médicas de Minas Gerais (COSEMMG) e a Unimed Federação Minas, reforçando que o cuidado com quem cuida é uma responsabilidade compartilhada.

Thiago Franco Albino percebeu que falar sobre saúde sem praticá-la era um discurso vazio. Entre plantões e a chegada do filho, vieram sedentarismo e sobrepeso. Mas fazer da corrida um hábito diário mudou tudo: trouxe coerência entre o que dizia aos pacientes e um tempo de qualidade para cuidar de si. Ele é um dos participantes da campanha “O cuidado com quem nunca para”, da Unimed-BH, em parceria com as entidades médicas e cooperativistas de Minas Gerais.
Para saber mais sobre a história do Thiago, clique aqui