Envio de denunciaPreencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia. |
Publicado em 2 de maio/23.
Após solicitação oficial do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), o sindicato foi recebido para uma reunião, no dia 29 de março, com a diretora da Atenção Primária de Ibirité, Ana Carolina Pereira Lima, para discutir sobre os protocolos e orientações sobre os atendimentos das demandas espontâneas nas Unidades Básicas de Saúde.
Durante a reunião, a diretora explicou que o processo de acolhimento aos usuários nas unidades básicas do município é atividade, conforme normas ministeriais, que deve ser engendrada por todos os profissionais de saúde, não sendo orientação da Secretaria de Saúde o encaminhamento de todos os casos unicamente ao profissional médico. Foi discutido que a sobrecarga da agenda com quadros agudos pode trazer prejuízo na organização de atendimentos aos casos crônicos, piorando a coordenação de cuidados a esse público, além de trazer repercussões negativas, a médio e longo prazo, para o município de Ibirité.
Foi esclarecido também que se reconhece que cabe ao profissional médico atendimento aos casos de urgência e emergência, dentro de suas competências e no seu turno de trabalho, como preconizado pelo Código de Ética e responsabilidade legal, mas cabendo às equipes avaliação real do risco e, quando da impossibilidade de acolhimento na unidade básica, encaminhamento responsável para as unidades de pronto atendimento 24 horas.
A diretoria do Sinmed-MG colocou-se à disposição para refletir conjuntamente sobre a estrutura das agenda e avaliação dos pacientes, de modo a não prejudicar os envolvidos no cuidado, bem como para buscar o apoio das sociedades científicas que debatem esse tema, sabidamente a Associação Mineira de Medicina de Família e Comunidade (AMMFC).
Para trazer mais informes sobre a reunião e estabelecer novas estratégias, o Sinmed-MG convida todos os médicos da APS de Ibirité para uma reunião dia 3 de maio às 19h30.