Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias CONSELHO DE SAÚDE REJEITA FIRMEMENTE ...

    CONSELHO DE SAÚDE REJEITA FIRMEMENTE PROJETO DAS OSs NA GESTÃO DOS HOSPITAIS DA FHEMIG. SINMED-MG ESTAVA LÁ

    O diretor de Mobilização do Sinmed-MG, Cristiano Maciel, prestigiou a 543 ª Reunião da Mesa Diretora do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, realizada hoje, 14 de outubro, na Praça das Bandeiras (Assembleia Legislativa de Minas Gerais).

    O tema principal da pauta foi a apresentação, apreciação e deliberação sobre a proposta de Organização Social (OS) para os hospitais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

    A Secretaria Estadual de Saúde enviou uma representante, mas a Seplag e a Fhemig,  diretamente envolvidos na formatação do projeto, não vieram. Após as intervenções, o Conselho Estadual de Saúde deliberou contrariamente à implantação do projeto.

    O diretor do Sinmed-MG, Cristiano Maciel, destaca que da forma que o projeto foi apresentado pela Fhemig falta transparência em pontos importantes envolvendo  questões como a parte assistencial,   os serviços que serão oferecidos e o que vai acontecer com os servidores: “Como serão tratados os servidores que optarem por não entrarem na OS? E os que aderirem – como ficarão os salários, o plano de carreira?  Isso ainda não está claro”.

    Em sua fala, o diretor do Sinmed-MG lembrou várias experiências de Organizações Sociais pelo Brasil e até em Minas que não deram certo , assunto também abordado pela mesa e vários dos presentes.

    Ao finalizar sua participação, Cristiano Maciel reforçou a importância do controle social, lembrando a situação vivenciada por ele no Hospital Infantil João Paulo II, em 2015, com a possibilidade de fechamento do Pronto Atendimento: “A mobilização do Conselho Estadual de Saúde e do controle social foi grande responsável para que isso não acontecesse. As OSs vão enfraquecer esse braço importante da assistência”, lembrou.