Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias CORONAVIRUS:ORIENTAÇÕES

    CORONAVIRUS:ORIENTAÇÕES

    Especialistas recomendam

    Na Associação Médica de Minas Gerais, durante reunião científica ‘Covid 19: linha do cuidado’, de 16 de março, especialistas orientaram sobre o tema. Assinam a iniciativa promovida pela AMMG: Associação Brasileira de Medicina de Emergência – Regional Minas Gerais (Abramede MG), Sociedade Mineira de Infectologia (SMI) e Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti). Apoio do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG) e Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed MG).

    O vídeo com o evento está disponível: ASSISTA

    A reunião foi coordenada pelo diretor científico da Somiti, Leandro Braz de Carvalho. As apresentações foram do diretor da SMI, Carlos Starling, do diretor do Complexo de Urgência e Emergência do Hospital João XXIII, Frederico Bruzzi de Carvalho, e do gerente de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Alex Sander Sena Peres.

    Também participaram da iniciativa a presidente da AMMG, Maria Inês de Miranda Lima; a presidente da Abramede MG, Maria Aparecida Braga; o presidente da Somiti, Jorge Luiz da Rocha Paranhos; o presidente do Sinmed MG, Fernando Luiz de Mendonça; a presidente do CRM MG, Cláudia Navarro; o diretor de Provimento de Saúde da Unimed BH, José Augusto Ferreira; o especialista em Gestão em Saúde Pública, Marcelo Lopes Ribeiro; o diretor da Somiti e da Amib, Hugo Corrêa de Andrade Urbano.

    União de esforços

    A Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), com base nas informações do Governo do Estado de Minas Gerais e da Secretaria do Estado da Saúde,  e em parceria com o Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG) e o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed MG), junto as sociedades de especialidades, mantém a disseminação de informações para população e profissionais de saúde.

    Os especialistas reforçam que neste momento é importante buscar informações oficiais e seguir às recomendações. Juntos vamos evitar a propagação do Covid 19. Mais informações: www.saude.mg.gov.br/coronavirus. Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus (2019-nCoV)

    Regras básicas e fundamentais

    Medidas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las são algumas das orientações do  Ministério da Saúde na prevenção ao Coronavírus, que são fundamentais.

    O álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc, também é indicado. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para nove partes de água) para desinfetar superfícies.
    Máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus. O MS também recomenda que as pessoas tenham em suas residências medicamentos para a redução da febre, mas evitar  o ibuprofeno.
    O MS disponibiliza site https://coronavirus.saude.gov.br/ com todas as informações importantes sobre o tema.

    NOTA TÉCNICA

    Medidas gerais de prevenção e controle:
    § Orientar a adoção das medidas de etiqueta respiratória
    § se tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com cotovelo flexionado ou lenço de papel
    § utilizar lenço descartável para higiene nasal (descartar imediatamente após o uso e realizar a higiene das mãos)
    § evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
    § realizar a higiene das mãos frequentemente com água e sabonete ou preparação alcoólica, por pelo menos 20 segundos
    § Manter os ambientes ventilados
    § Realizar higiene das mãos
    § Realizar a limpeza e desinfecção das superfícies do consultório e de outros ambientes utilizados pelo paciente
    § Realizar a limpeza e desinfecção de equipamentos e produtos para saúde que tenha sido utilizado na assistência ao paciente.

    Fontes: MS, PBH, SMI