Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias Dirigentes da Federação Médica Brasil...

    Dirigentes da Federação Médica Brasileira (FMB) e representantes de sindicatos de base publicam Carta de João Pessoa

    Publicado em 20 de março/2024.

    Reunidos nos dias 14,15 e 16 de março de 2024, em João Pessoa, na Paraíba, dirigentes da Federação Médica Brasileira (FMB) e representantes de sindicatos de base, debateram e aprovaram alterações estatutárias importantes para dar continuidade ao crescimento da Entidade, que envolveram importantes assuntos de interesse nacional e da categoria médica.
    A FMB vem tornar ciente a sociedade o seu posicionamento sobre os principais pontos abordados nas discussões.

    1-Devido ao grande avanço das terceirizações na prestação dos serviços médicos, torna-se necessário, para uma maior transparência “O acompanhamento do caminho do dinheiro público”.  Sendo assim, defendemos que os nossos sindicatos de base atuem junto aos Tribunais de Contas dos seus Estados, para que os mesmos ofereçam sistemas de informações ágeis. Como exemplos, os programas: Ajunta/Sangres, usado pelo Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB).

    2-Desenvolver estratégias que garantam segurança jurídica para os médicos que têm tido o vínculo de trabalho precarizado pelo processo de “pejotização”, sem outra opção de escolha-o atual regramento contratual do Direito Civil tem sido insuficiente para a proteção do médico junto a esses vínculos e contra a inadimplência dos pagamentos, além da falta de transparência e impessoalidade necessários à gestão de serviços e recursos públicos.

    3-Lutar pelo estabelecimento em Lei de um salário profissional médico, tendo como referência o Projeto de Lei 1365/2022, de autoria da senadora Daniella Ribeiro, da Paraíba, e que tem como relator o senador Nelsinho Trad, do Mato Grosso do Sul.

    -Organizar encontro das Entidades Médicas para montar estratégias para trabalhar ações no Congresso Nacional, para agilizar a aprovação da Lei

    4-Reafirmamos a posição de ser contra a abertura de novas escolas médicas e extensão de novas vaga sem cursos deMedicina, posição firmada pela FMB em relação à avaliação dos estudantes no final do curso de Medicina, definida no ENEM, realizado em Brasília em junho de 2023.

    5-Pela importância de cada vez mais estimular a participação dos estudantes junto às entidades sindicais em cada Estado, defendendo o interesse dos estudantes de Medicina na graduação, garantindo a autonomia de suas entidades. Trabalhar ativamente na preparação dos acadêmicos de Medicina para sua atuação como médicos bem formados e capacitando-os para serem futuros dirigentes das entidades médicas.

    -Realizar o 1º Congresso Acadêmico Sindical da FMB, promovido em parceria com o Sindicato dosMédicos do Pará, em Belém, no Pará, em junho de 2024.

    6-Estimular e garantir a participação do maior número de sindicatos e dos estudantes de Medicina na 6ª Conferência Internacional de Sindicatos Médicos, a ser realizada em Fortaleza, no Ceará, em maio de 2025.

    7-Estimular e garantir a participação do maior número de representantes de sindicatos e dos estudantes de Medicina no Congresso Ordinário da FMB, que será realizado em Belo Horizonte, MinasGerais, em novembro de 2024.

    Por fim, os signatários dessaCarta reafirmam incondicionalmente a defesa de uma Medicina com qualidade, condições de trabalho digno para o médico e carreira médica com salário compatível com a sua formação.

    João Pessoa, Paraíba, 16 de março de 2024.

    Federação Médica Brasileira – FMB @portalfmb

    Sindicatos de Base e Entidades signatárias a este documento

    SINDMED AC @sindmedacre

    SINMED AL @sinmedalagoas

    SINDMED AP

    SIMEAM @simeamoficial

    SIMEA Anápolis GO @sind.medicos.anapolis

    SINDIMED Campinas e Região SP @sindimedcampinas

    SIMEC CE @sindicatodosmedicosdoceara

    SIMERSUL Criciúma SC @simersul

    SINDMED ABC SP @casadosmedicosabc

    SINDIMED Juiz de Fora e Zona da Mata

    SINMED MG @sinmedmg

    SINDMED MS @sinmedms

    SINDMED MT @sindimed.matogrosso

    SINDMEPA @sindmepa

    SIMEPAR @simepar_med

    SIMED PB @simedpb

    SIMEPE @_simepe

    SINDIMED RIO GRANDE RS

    SIMERO @simero_oficial

    SINMED RJ @sinmedriodejaneiro

    SIMERS @simersoficial

    SIMED RR

    SIMESC @simesc_med

    SINDOMED Santa Maria RS

    SIMESUL Sorocaba e Região

    SIMED TO @simedto

    AEMED-PB @aemed-pb

    AEMED BRASIL @aemed.br