Envio de denunciaPreencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia. |
Publicado em 28 de juho/2021.
REFERÊNCIA NO ATENDIMENTO À COVID, LUTA DA UPA POR MAIOR RECONHECIMENTO CONTINUA
Médicos da UPA Centro-Sul, vinculados à Fundep – Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa, aprovaram, dia 27 de julho, em assembleia geral extraordinária convocada pelo Sinmed-MG, o Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021 negociado com a Fundação.
O acordo tem por objetivo ampliar os benefícios e direitos já previstos na CLT, vínculo que rege esses profissionais. Conduziram os trabalhos da assembleia, os diretores Cristiano Maciel (diretor de Mobilização), Marconi Moura (diretor Jurídico Associativo) e Samuel Pires (diretor de Relações de Trabalho Médico), além do advogado Cristiano Pedrosa.
Durante todo o ano, o Sinmed-MG esteve à frente das negociações com os gestores, para ampliar os benefícios oferecidos à categoria. Foram realizadas três assembleias com os médicos para deliberar sobre o assunto e vários contatos com os gestores, via ofícios ou reuniões.
Entre os ganhos do novo acordo para os médicos da UPA Centro-Sul, destacamos:
1) Reajuste salarial de 6% – retroativo a dezembro do ano passado;
2) Aumento do anuênio, auxílio pré-escolar, seguro de vida e auxílio-funeral;
3) Estabilidade pré-aposentadoria para o médico que estiver a 12 meses de aposentar;
4) Licença-paternidade e maternidade majorados, para 15 dias e 180 dias, respectivamente;
5) Atestado médico para acompanhamento de ascendente, descendente e cônjuge alterado para uma ocorrência por trimestre e não mais por semestre;
6) Adicional noturno pago sobre toda a extensão da jornada noturna e não apenas até às 05:00hrs.
Um dos itens não atendidos contempla o Adicional Covid. A UPA Centro-Sul tem sido uma grande referência, em Belo Horizonte, para atendimento em unidades de urgência dos casos de Covid-19, tendo os profissionais da saúde executado um excelente e dedicado trabalho. Os itens não aceitos nesse acordo serão propostos na próxima negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2021/2022.