Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias EM ASSEMBLEIA, MÉDICOS DA UPA CENTRO-...

    EM ASSEMBLEIA, MÉDICOS DA UPA CENTRO-SUL RECUSAM PROPOSTA DE ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2021/2022 E AGUARDAM CONTRA PROPOSTA DA FUNDEP

    Publicado em 09/06/2022.

    Em assembleia geral extraordinária realizada pelo Sinmed-MG, médicos da UPAa Centro- Sul, vinculados à Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – FUNDEP, deliberaram com 67% dos votos, pela não aceitação da contra proposta do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2021/2022. O último acordo coletivo venceu no fim do ano em dezembro.    Os profissionais buscam por melhorias e reajustes aos adicionais para a categoria médica. Entre as principais reivindicações exigidas pelos médicos estão 9% de reajuste, melhoria no auxílio alimentação proporcional à carga horária do médico, plantão de 24 horas entre outras.

     O Diretor de Mobilização do Sinmed-MG, Cristiano Maciel, fez um resgate de outras pautas reivindicatórias e disse sobre o fato de estarem reunidos, discutindo um acordo coletivo numa Fundação que é de Direito Privado como a FUNDEP. Que o vínculo via CLT (carteira assinada), com negociação de Acordo Coletivo, é por si só um benefício, dentro do triste cenário atual de precarização do trabalho médico, com adoção do modelo de “pejotização”, no qual é mais difícil defender os direitos dos médicos. Em linhas gerais a proposta do reajuste do salário base é de 7%, mas acrescido a isso um reajuste pequeno e alguns adicionais, que podem gerar um impacto médio nos vencimentos de 10%, variando de 9 a 11%. Outro importante benefício negociado seria o pagamento em dobro dos plantões e trabalho de diaristas nos feriados. Com a negociação do Sinmed-MG, todos os benefícios seriam pagos retroativos ao mês de dezembro de 2021, sendo que os 6 meses de benefícios retroativos seriam pagos já em julho. 

    Mesmo cientes dos benefícios discutidos e dos riscos de perda da proposta atual caso não fosse aprovada neste momento, extensamente orientados pelo Sinmed-MG e após ampla discussão, a maioria dos médicos presentes deliberou pela Não aprovação da Proposta. As gestões da UPA e da FUNDEP serão comunicadas da decisão dos médicos,  o Sinmed-MG tentará manter a negociação buscando melhorias na proposta para atender as demandas dos médicos.