Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias ENTREVISTA SAMUEL FLAM: UNIMED-BH 50 ...

    ENTREVISTA SAMUEL FLAM: UNIMED-BH 50 ANOS

    Na data emblemática, sindicato conversa sobre a trajetória e planos da Unimed-BH

    Publicado em 8 de setembro/2021

    Para marcar os  50 anos da Unimed- BH, a entidade realizou, dia 2 de setembro,  o lançamento do livro – “Uma vida de cuidado – Cuidado pela vida” . Durante a cerimônia, várias entidades e parceiros enviaram mensagens  ao aniversariante.

    Em seu depoimento, o  diretor-presidente do Sinmed-MG, Jordani  Machado, ressaltou que a Unimed- BH  tem sido uma grande aliada ao proporcionar uma situação de maior estabilidade e proteção para os médicos  em um mercado cada vez mais dinâmico: “Por maiores que sejam os desafios, contem sempre com o sindicato. Nossas lutas são as mesmas – valorização do médico e da assistência. Juntos somos mais fortes!”, reforçou.


    O Sindicato dos Médicos de Minas Gerais entrevistou, com exclusividade, o presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, sobre como está sendo comemorar 50 anos em meio a uma pandemia e a um novo cenário da saúde suplementar. Na entrevista, o presidente fala da trajetória da empresa, os  desafios atuais, o papel do cooperativismo no mercado de trabalho  e aborda a importância do Sinmed-MG na defesa do trabalho médico.

    Belo Horizonte_MG, 19 de Julho de 2021 unimed_samuel_flam Fotos do diretor-presidente da Unimed BH, Dr. Samuel Flam na sede da cooperativa em BH. Foto: Marcus Desimoni / NITRO

    A que o Sr. atribui o sucesso da Unimed-BH, hoje uma referência nacional? Por favor, cite o número de cooperados e outras informações do perfil que sejam relevantes. 

    A Unimed-BH completou 50 anos em 2021 e, desde a sua criação, vem atuando em prol do trabalho médico e com foco na sustentabilidade da Cooperativa. Hoje somos uma das maiores operadoras de planos de saúde do Brasil com 5.400 médicos cooperados, uma carteira com mais de 1,3 milhão de clientes e, encerramos 2020, com uma receita bruta de R$ 5,6 bilhões. Isso faz de nós uma das maiores em número de clientes e em rentabilidade. Nos últimos anos, a Cooperativa também vem expandindo a sua forma de atuar, com uma ampla rede própria com 15 unidades, sendo quatro hospitais próprios, centros de promoção da saúde, clínicas e ambulâncias. Hoje temos 52% do mercado de saúde suplementar em Belo Horizonte e região metropolitana, isso quer dizer que, a cada dois clientes que possuem plano de saúde, um é cliente Unimed-BH. 

    Outro ponto que nos coloca como referência nacional é que o crescimento na carteira de clientes é um sinal de que as pessoas confiam no trabalho da Unimed-BH. Segundo a Pesquisa de Satisfação, realizada pelo Instituto Datafolha, feita com 1.077 clientes em dezembro de 2020, 98% das pessoas declararam ter confiança na Cooperativa, o que demonstra a efetividade do esforço constante de todos os médicos cooperados, colaboradores e prestadores em promover a melhor qualidade assistencial. A pesquisa também apontou que 88% dos clientes estão satisfeitos com a Unimed-BH, percentual que se mantém nos últimos anos.  

    O levantamento mostrou ainda que entre os principais motivos das avaliações positivas dos clientes estão a qualidade dos médicos e a agilidade na marcação das consultas. A pesquisa também apontou que 91% dos clientes percebem o investimento da Unimed-BH em tecnologia, o que reforça a importância das ações pioneiras da Cooperativa na área de inovação. É com esse foco permanente na valorização do trabalho médico, na qualidade e em nosso pioneirismo já reconhecido que continuaremos avançando. 

    Como está sendo comemorar 50 anos em meio a uma pandemia? 

    Foi emblemático chegarmos à marca de 50 anos em meio a esse cenário – em que o mundo está lidando com uma crise sanitária sem precedentes. Ao mesmo tempo, foi (e está sendo) gratificante ver como a nossa experiência e capacidade de adaptação foram essenciais para a superação desse enorme desafio. Os anos de 2020 e 2021 são históricos. Serão lembrados por gerações e gerações daqui em diante. E também marcaram de forma inédita a trajetória das empresas de saúde, como a Unimed-BH.

     Por isso, tivemos o desejo de relatar as nossas ações em um livro comemorativo aos nossos 50 anos. Nele, falamos do caminho percorrido nas últimas décadas e da nossa trajetória de sucesso, em que a força da coletividade fez a diferença. Ele aborda também as inovações e superações da Unimed-BH no enfrentamento da pandemia. Fizemos um evento virtual para celebrar a publicação desse livro. Foi um momento muito especial que contou com a presença de representantes do setor cooperativista e do Sistema Unimed, além de entidades ligadas à área médica e alguns convidados que fizeram ou fazem parte da história da Cooperativa. 

    O que o senhor destacaria como diferenciais da Unimed-BH no enfrentamento à pandemia?

     
    Tenho dito que nem em meus piores pesadelos imaginaria enfrentar uma pandemia como a que vivemos. Por outro lado, nem em meus melhores sonhos, pensaria em ter ao meu lado cooperados, colaboradores e parceiros tão comprometidos em cuidar e oferecer aos nossos pacientes a melhor assistência. 


    Desde o início da crise, quando as primeiras notícias sobre o novo coronavírus começaram a correr o mundo, buscamos tomar as medidas necessárias para resguardar a todos que contavam com a nossa proteção. Unimos nossas equipes para criar soluções, buscar respostas e nos estruturarmos como um verdadeiro time, com trabalho conjunto e ações coordenadas.

    Fomos pioneiros em nossa região ao oferecer a Consulta On-line para pacientes com casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus. Além disso, realizamos a ampliação da estrutura da rede própria com a criação de mais de 350 leitos de internação e UTI para atendimento aos pacientes com COVID-19, a contratação de mais de 650 profissionais para atuar na linha de frente, o apoio financeiro e emocional dado aos cooperados, as diversas medidas adotadas para trazer segurança e bem-estar aos colaboradores, além das iniciativas voltadas para a sociedade, como a participação no Movimento Unidos pela Vacina e a doação de mais de 40 toneladas de cestas básicas e itens de higiene pessoal. Todas essas ações reforçam o jeito de cuidar da Unimed-BH. 

    A Unimed-BH está completando 50 anos em meio a um novo cenário na saúde suplementar. Quais os novos desafios em relação ao mercado? 

    Belo Horizonte se tornou bastante atrativa para o setor de saúde suplementar- somos a terceira maior capital em número de beneficiários do país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Isso porque o potencial de crescimento no setor ainda é grande, uma vez que pouco mais da metade dos belo-horizontinos tem um plano de saúde. Além disso, temos uma região metropolitana altamente industrializada, com foco especial em Betim e Contagem, o que também faz crescer as oportunidades de comercialização de produtos corporativos na região. 

    Atualmente, o mercado de saúde suplementar está sendo marcado por grandes fusões e aquisições. Esses grupos têm características comuns, que são a alta verticalização, abertura de capital na bolsa de valores, médicos contratados e ticket médio baixo.  

    Independentemente dos movimentos do mercado, a Unimed-BH segue valorizando o trabalho médico, reforçando os seus diferenciais, pautados na qualidade e na excelência do atendimento ao cliente. Temos que continuar honrando a cada um dos 1,3 milhão de clientes que confiam em nós. Somos responsáveis pelo cuidado com a saúde de cada um deles e isso é o que norteia as nossas ações e inovações.  

    Como a Unimed-BH está se planejando para este novo momento? 

    A Unimed-BH já viveu outros momentos desafiadores e tem passado por eles com segurança, graças à sua solidez. Além de sermos uma empresa com 50 anos de mercado, nossos clientes contam com uma ampla rede assistencial, com unidades próprias e mais de 340 prestadores parceiros, além de serviços inovadores como a Consulta On-line Coronavírus e o Pronto-Atendimento Online.  

    Com o objetivo de reter e conquistar novos clientes implementamos várias iniciativas: reforço de produtos, com a retomada da venda do plano Unifácil para clientes individuais; lançamento do Bem Digital, um plano fortemente pautado na tecnologia e com custos reduzidos;  criação de um e-commerce exclusivo para Pequenas e Médias Empresas (PME); venda de planos para Micro Empreendedores Individuais (MEI), com apenas uma vida; além de investimento em campanhas de marketing; e ainda lançamos o Pronto Atendimento On-line.  

    Como o Sr. avalia  o  cooperativismo no contexto atual do mercado de trabalho médico? 

    O cooperativismo vem demonstrando nos últimos anos que é um dos segmentos mais sólidos e importantes para a economia. Mesmo diante de um ano desafiador, o segmento registrou crescimento no faturamento, ampliou as contratações e impactou de forma positiva o PIB do nosso Estado.  

    Segundo o Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, publicado pelo Sistema Ocemg, 16% das cooperativas em Minas Gerais são do ramo de saúde. Em 2020, as Cooperativas de Saúde registraram um aumento de 5,4% de novos empregados gerados. Em número de ativos, o Cooperativismo de Saúde vem apresentando crescimento nos últimos cinco anos. Mesmo em tempos tão turbulentos, as cooperativas têm alcançado resultados muito positivos e isso mostra a força da gestão coletiva.  

    Qual o conteúdo do livro de 50 anos – “Uma vida de cuidado. Cuidado pela vida”  e a que público se destina? 

    O livro comemorativo aos 50 anos é uma publicação importante para a história da Unimed-BH e será destinado a todos os nossos públicos. Além de trazer um registro histórico, por meio de fatos e fotos das últimas cinco décadas, também narra a nossa atuação na pandemia da COVID-19. Quisemos ainda prestar uma homenagem aos nossos diversos públicos, por isso, incluímos entrevistas com médicos cooperados, clientes, colaboradores e prestadores que tiveram suas histórias marcadas pela Cooperativa. Por meio do relato deles representamos todos os nossos públicos de relacionamento.  

    O livro traz ainda as 30 crônicas vencedoras de um concurso literário realizado em parceria com a Academia Mineira de Letras.  As crônicas foram escritas por cooperados, clientes e colaboradores sobre a temática “Cuidado pela vida”. É uma obra escrita a várias mãos, que conta de maneira emocionante nossas cinco décadas de vida.  

    O papel do sindicato é a defesa do trabalho médico. Como o senhor vê a atuação do Sinmed-MG?

    Diante dos desafios enfrentados pelos médicos nos dias de hoje, o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais tem um papel fundamental na luta pelos direitos da nossa classe. Nesse momento, reafirmo que a Unimed-BH, cooperativa composta por mais de 5.400 médicos, continua dialogando e atuando lado a lado do Sinmed-MG, assim como foram os anos que se passaram. Fazemos parte de uma cooperativa e, como tal, temos o orgulho de resguardarmos os valores cooperativistas que prezam pelo diálogo, pelo bem-comum, pela participação e pela intercooperação. E é seguindo e praticando esses valores, que queremos caminhar apoiando e valorizando o nosso Sindicato, visando a torná-lo cada vez mais forte.