Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias “Estamos na fase mais crítica e de ma...

    “Estamos na fase mais crítica e de maior risco de transmissão” alerta grupo colaborativo dos coordenadores de UTI´s de BH

    Publicado em: 21/12/2022

    Pelos dados do Grupo Colaborativo dos Coordenadores de UTIs de BH e pela análise sequencial dos dados dos *Boletins Epidemiológicos Diários da PBH, esta é a quarta semana (13 a 20/janeiro) desde o início da “quarta onda” relacionada à variante ômicron e se consolida o painel com as seguintes características:

    – A contagiosidade é realmente impressionante e o número de casos e a velocidade de aumento é muito maior do que tudo que foi visto até então.

    – Ainda não chegamos ao pico e nas próximas duas semanas o risco de uma pessoa se infectar será o maior que já enfrentamos desde o início da pandemia:

    Entretanto quase todos são casos leves, com grande impacto apenas na atenção primária e nos pronto atendimentos. Mas, mesmo com poucos casos exigindo internação, esse percentual menor chega a ter impacto significativo nas enfermarias pelo grande número de infectados.

    Nesta nova fase, os casos são menos graves e mesmo os que chegam à terapia intensiva, é menor o percentual dos que exigem ventilação mecânica e muito poucos casos em protocolo de prona.

    Mais que pela demanda de atendimentos, o que tem mais impactado a assistência, é o adoecimento e afastamento dos próprios profissionais, desfalcando as equipes e sobrecarregando os demais profissionais.

    Também tem se consolidado o modelo de assistência na mesma área dos pacientes com COVID confirmados e outros suspeitos que, em boa parte, acabam sendo identificados como casos mais graves de influenza (da epidemia paralela) ou de casos de SRAG de outras causas. Assim o percentual de casos confirmados entre os internados nos leitos COVID tem sido menor que 50% quando eram em média de 80% nos picos anteriores.

    Nesta semana houve aumento significativo tanto desta ocupação dos leitos COVID, tendo dobrado o número de casos confirmados em relação à semana anterior.

    Apesar do aumento rápido dos leitos disponibilizados para COVID, que já subiu de 127 para 237 nas últimas três semanas, a ocupação desses leitos aumenta rapidamente, mas existe bastante possibilidade de remanejamentos para criação de novas vagas e parece improvável uma situação de estresse por falta de vagas de terapia intensiva.

    A taxa de transmissão ainda continua muito elevada. Felizmente, a média móvel de mortes ainda não mostra impacto significativo desse aumento enorme do número de casos, em parte pela cobertura vacinal, parte pela menor agressividade desta variante e em parte pelo delay que existe entre o diagnóstico do caso e o óbito naqueles casos com este desfecho.

    É importante que estejamos atentos que estamos na fase mais crítica e de maior risco de transmissão, o que exige de todos uma intensificação dos cuidados de distanciamento, uso de máscaras apropriadas e bem ajustadas à face, de evitar aglomerações, higiene frequente de mãos e isolamento rápido de todos os sintomáticos e testagem desses casos, além de quarentena dos contatos próximos de casos identificados.