Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias MÉDICOS DE VARGINHA CONSEGUEM AVANÇO ...

    MÉDICOS DE VARGINHA CONSEGUEM AVANÇO NAS NEGOCIAÇÕES COM A PREFEITURA APÓS PARALISAÇÃO

    Os médicos vinculados ao município de Varginha realizaram nesta quarta feira 19 de fevereiro, assembleia geral da categoria para definir novas ações do movimento reivindicatório, reunindo dezenas de médicos e entidades médicas como a Associação Médica de Varginha, representada por Adrian Bueno e o Sindicato dos Médicos de MG (Sinmed-MG), com o diretor de Mobilização Cristiano Maciel.

    No mesmo dia, a categoria realizou uma paralisação dos atendimentos eletivos como forma de manifestação contra descontos irregulares de salários, baixa remuneração, ausência de plano de carreira, falta de diálogo respeitoso com a categoria e condições de trabalho inadequadas. A adesão foi de quase 100% entre os médicos especialistas, com fechamento da Policlínica, parcial entre generalistas e médicos de Família, com manutenção dos atendimentos de pacientes de maior risco e urgências. Os colegas que mantiveram suas atividades para manter escala mínima utilizaram adesivo de apoio ao movimento que exige respeito por parte dos gestores.

    O movimento teve grande repercussão na imprensa e nos órgãos legislativos, incluindo Câmara Municipal, com apoio dos Vereadores e até na Assembleia Legislativa de MG, onde a situação foi relatada aos deputados mineiros pelo diretor de Mobilizações, Cristiano Maciel.

    Os médicos denunciaram que a excelência e o papel de referência em Saúde que Varginha tem na região, apesar de dificuldades estruturais apontadas, estão ameaçados pela forma como a prefeitura vinha tratando a categoria.

    Apesar de já terem sido recebidos pela equipe de gestores, os médicos exigiam uma reunião com o próprio prefeito,  uma vez que não houve sensibilidade da equipe da Prefeitura em atender as reivindicações. O impasse está grave e está provocando até mesmo o pedido de exoneração por parte de alguns profissionais efetivos importantes à assistência, prejudicando a população, que perde serviços especializados gratuitos no SUS.

    Com a grande repercussão social da paralisação,  as negociações avançaram e a Prefeitura aceitou analisar requerimentos administrativos para apurar se houve descontos de forma irregular; discutir novos fluxos de atendimento que respeitem a imprevisibilidade e contingência do atendimento em saúde; assumir o compromisso público que não tem objetivo de precarizar o atendimento em saúde através de processos de terceirização e, por fim e mais importante,  analisar a proposta de um Plano de Cargos, Salários e Carreira para os Médicos. 

    Sinmed-MG e as demais entidades médicas vão enviar o detalhamento das propostas e aguardar o retorno da Prefeitura antes da próxima assembleia, programada para dia 9 de março. Caso as propostas não sejam acolhidas, os médicos podem deliberar por uma nova paralisação, com maior impacto ou até mesmo uma greve.

    Sinmed-MG, 20 de fevereiro 2020