Envio de denunciaPreencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia. |
Publicado em 16 de março/22.
O Sinmed-MG realizou, dia 10 de março, Assembleia Geral Extraordinária para discussões e deliberações quanto à proposta de normatização do processo de trabalho dos médicos da atenção primária e da atenção secundária de Varginha. Essa é uma luta antiga da categoria visando aprimoramento da assistência no município, buscando maior produtividade, com indicadores de qualidade do atendimento, mas com garantia de condições de trabalho aos médicos.
A assembleia aconteceu de forma híbrida, com os médicos do município reunidos no auditório da Associação Médica local e a equipe do sindicato por videoconferência, entre eles o diretor-presidente, Jordani Campos Machado; o diretor de Mobilizações, Cristiano Maciel, e a advogada Paloma Marques. O CRM-MG esteve representado pela conselheira Climênia Del Fraro, que atua em Varginha.
Após a leitura do edital, Dr Cristiano Maciel, fez um breve histórico dos movimentos em Varginha, relembrando que a aprovação de um projeto sobre jornada de trabalho remonta a 2018. Explicou que o objetivo da AGE era discutir as melhores formas de se fazer esse ajuste, dando tranquilidade e segurança aos médicos. Disse que os médicos de Varginha fizeram um excelente trabalho na pandemia, um exemplo para muitas cidades, e que hoje eles são vistos como verdadeiros heróis e muito respeitados.
Segundo o diretor, a normatização da jornada de trabalho tem sido uma demanda de vários municípios, acompanhada sempre pelo sindicato, com muitas vitórias, e que cada caso era um caso. Explicou que, com base nessa experiência, o Departamento Jurídico, na pessoa da advogada Paloma Marques, fez uma apresentação sobre ao tema, abordando pontos como os fatores que originam a demanda, a Legislação pertinente, experiência do Sinmed-MG em alguns municípios, modalidades de regulamentação da carga horária e o processo de negociação, desde o primeiro passo para que tudo ocorra da melhor forma possível.
Findada a esclarecedora apresentação, o diretor Cristiano Maciel passou a palavra para o delegado sindical Adrian Nogueira e Armando Fortunato, atualmente secretário de Saúde do município, que apresentaram o modelo de proposta de adequação de carga horária elaborado em Varginha, para críticas e sugestões dos presentes.
Após a leitura da proposta, os médicos e sindicato responderam a questionamentos e dúvidas principalmente em relação à produtividade por especialidades, visto que cada uma tem sua especificidade. Ao final, os presentes aprovaram por unanimidade a proposta de normatização do processo de trabalho , vinculada a indicadores e com as observações apresentadas na AGE.
Ao final, o diretor Cristiano Maciel agradeceu a presença de todos e deixou um recado: “A discussão não termina aqui, temos um trabalho grande pela frente, mas esse foi um bom começo, a reivindicação de vocês é legítima e estará sendo respaldada pela Lei.”