Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias Médicos do Hospital Metropolitano Cél...

    Médicos do Hospital Metropolitano Célio de Castro aprovam proposta de Acordo Coletivo de Trabalho 2021/2022

     Publicado em 17 de setembro/2021

    Reunidos em Assembleia Geral Extraordinária, dia 2 de setembro, médicos do Hospital Metropolitano Célio de Castro aprovaram a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho 2021/2022.

    A proposta mantém ganhos dos acordos anteriores e apresenta novos avanços como a reformulação do banco de horas, alvo de muitas críticas dos médicos. Com a nova redação o banco de horas vai ficar bem mais transparente para apurar as horas positivas ou negativas.

    Os gestores também se mostraram sensíveis à construção de um  Plano de Cargos, Carreiras e Salários para os médicos do HMDCC e se comprometeram a pautar o assunto com o  Conselho de Administração, a quem cabe aprovar a política de pessoal. Para elaborar o Plano será constituída uma comissão formada por médicos do hospital e representante da gestão e do Sinmed-MG.

    Em relação ao reajuste, a direção do hospital propôs um índice de 2,5%, considerado ainda muito abaixo das expectativas da categoria, que esperam que o Plano de Carreira traga algum tipo de compensação.  Entre os ganhos obtidos nos acordo anteriores e que serão mantidos estão: equiparação salarial de todos os médicos; jornada de até 44 horas; adicional de hora extra majorado para 60% (pela CLT é 50%); adicional de hora noturna majorado para  50% (pela CLT é  20%).

    O Sinmed-MG lembra que no acordo do ano passado,  os médicos aprovaram em assembleia a  proposta para viabilizar a equiparação salarial entre os profissionais das áreas clínicas, que recebiam menos,  e os cirurgiões usando os recursos disponíveis para o reajuste. Uma correção histórica resultado de um louvável esforço coletivo para promover isonomia interna do corpo clínico, certamente fortalecendo o grupo.

    Esse é o quarto acordo do HMCC negociado pelo Sinmed-MG

    Inaugurado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, em 2015, o Hospital Metropolitano Célio de Castro é regido por uma fundação pública de direito privado, com regime de contratação via Consolidação das Leis de Trabalho.  

    Em relação ao Célio de Castro, já foram assinados três acordos com a participação do Sinmed-MG: 2016/2017, 2018/2020 e 2020/2021, esse último expirado em 31 de julho.

    VOCÊ SABE O QUE É UM ACORDO COLETIVO DE

    TRABALHO E O PAPEL DO SINMED-MG?

    Reforçamos que o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) é um instrumento jurídico firmado entre os trabalhadores e o empregador com a intermediação do Sindicato dos Médicos. Visando atender as especificidades do trabalho médico, o objetivo das negociações é buscar melhorias e benefícios adicionais, além dos itens obrigatórios já previsto pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

    sAo longo dos anos, o Sinmed-MG, como representante dos médicos,  tem intermediado vários acordos coletivos com importantes conquistas  para a categoria. Para que o sindicato continue buscando esses ganhos extras para os celetistas é necessário que os médicos se mobilizem e trabalhem junto com o sindicato, tornando-se um filiado, uma vez que a sindicalização não é mais obrigatória.

    Reiteramos a importância de estar protegido e filiado ao Sinmed-MG, que é uma entidade pronta para lutar e orientar o médico em suas reivindicações por remuneração justa, condições dignas de trabalho além de oferecer a defesa profissional, que é o novo serviço oferecido aos filiados.

    COMO SER UM FILIADO DO SINMED-MG? É RÁPIDO E SIMPLES

    É muito fácil ser um médico filiado. Entre em contato conosco pelo telefone (31) 3241-2811, whatsapp (31) 99242-7411 ou e-mail comercial@sinmedmg.org.br. Uma das modalidades permite que o médico preencha um formulário e só autorize a filiação após a celebração do Acordo Coletivo. Para saber mais acesse:  https://forms.gle/xB1BbKkj5X8vJ6pX8