Envio de denunciaPreencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia. |
Reunidos em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), dia 30 de outubro, médicos vinculados à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) retomaram as discussões referentes à campanha salarial 2023. A assembleia foi promovida pelo Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) via videoconferência. Nova AGE foi marcada para o dia 9 de novembro às 19h com indicativo de paralisação.
Segundo o diretor de Formação Sindical e Filiação do sindicato, André Christiano dos Santos, que conduziu a assembleia, foi realizada uma reunião, dia 17 de outubro, entre gestão municipal, Sinmed-MG e outras entidades para tratar da retomada das negociações referentes à campanha salarial 2023, conforme acordado anteriormente no primeiro semestre deste ano entre representantes dos servidores e PBH.
Na reunião, que contou com a presença do Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis; da subsecretária de Gestão de Pessoas, Fernanda Neves e do Subsecretário de Planejamento e Orçamento e Secretário Adjunto da SMPOG, Bruno Passeli, o diretor do sindicato informou aos médicos que, ao longo do encontro, foi informado aos representantes dos trabalhadores que a PBH está encerrando 2023 com déficit orçamentária em torno de R$ 800 milhões.
“Tal cenário exposto pelos representantes da gestão podem gerar um impasse nas negociações da Campanha Salarial 2023 e por esse motivo os médicos precisam se mobilizar ainda mais”, frisa o diretor de Formação Sindical e Filiação do sindicato.
Segundo o diretor André Christiano, durante a reunião do dia 17 de outubro, os gestores pediram um prazo de 30 dias para apresentar uma proposta concreta de reajuste salarial para todos os servidores públicos municipais da PBH. “Como iremos entrar em ano eleitoral, as entidades representativas do trabalhadores da prefeitura pleitearam um período menor para o retorno da PBH referente à apresentação do índice. Por isso, a prefeitura antecipou a reunião para o dia 8 de novembro às 15h”, detalha o diretor.
Também participaram da AGE o diretor de Pesquisas e Projetos do Sinmed-MG, Artur Oliveira Mendes, o diretor de Comunicação, Alex Santos Ribas de Souza e o Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG) Hermann Alexandre V. von Tiesenhausen representando a entidade.
Na Assembleia, o diretor André Christiano dos Santos destacou a importância da mobilização de toda a categoria para o fortalecimento do movimento dos médicos vinculados à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.