Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias NOTA DO SINMED-MG SOBRE A CRISE NOS S...

    NOTA DO SINMED-MG SOBRE A CRISE NOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA EM PEDIATRIA

    Publicado em 23 de abril/2022.

    O Sinmed-MG alerta gestores públicos e a sociedade para a grave crise que acomete os serviços de urgência em pediatria, que culminou com a recente situação extrema de fechamento do Pronto Atendimento do Hospital Infantil João Paulo II, maior hospital pediátrico do Estado, no mesmo dia em que apenas 3 das 7 UPAs de BH contavam com pediatras na escala.

    São muitas as denúncias recebidas neste sindicato e frequentes as imagens veiculadas na imprensa de plantões incompletos ou descobertos, profissionais sobrecarregados e, o mais grave, crianças desassistidas ou aguardando por muitas horas na fila por atendimento. A situação se repete nos serviços estaduais e municipais da Região Metropolitana e interior.
    Há graves problemas também nas especialidades pediátricas e crianças com doenças raras chegam a esperar 10 meses por um agendamento, com risco de agravar o quadro, o que pode aumentar a pressão sobre os serviços de urgência.

    O número de profissionais no mercado não sofreu redução, tampouco diminuiu o número de vagas em residências em Pediatria. Há que se discutir porque as condições de trabalho não atraem nem retém profissionais.

    O Sinmed-MG tem alertado os gestores estaduais e municipais, reiteradas vezes, sobre as condições assistenciais precárias gerando risco aos profissionais e pacientes, a falta de segurança nos serviços, a defasagem das remunerações, a falta de concursos públicos e planos de carreira, as terceirizações irresponsáveis que levam à precarização dos vínculos de trabalho e está claro que a solução não poderá passar por mais contratações emergenciais e transitórias.

    Não faltam Pediatras, falta vontade política para fazer os investimentos que podem prover condições adequadas à assistência pediátrica a nossas crianças.