Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    Home Notícias Outubro Rosa: mês de prevenção ao cân...

    Outubro Rosa: mês de prevenção ao câncer de mama. O Sinmed-MG abraça essa campanha

    O Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) inicia o mês de outubro, abraçando a campanha do ‘’Outubro Rosa’’, para chamar atenção da população na busca de informações sobre os cuidados, diagnóstico precoce e a prevenção ao câncer de mama.

    O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil cerca de 66 mil novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de quase 62 casos a cada 100 mil mulheres.

    Por isso, o Sinmed-MG apoia a campanha e incentivando ações para detecção precoce do câncer de mama como:

    • Exame clínico das mamas – deve ser realizado anualmente por médicos ou enfermeiros
    • Mamografia diagnóstica – exame anual a partir de 40 anos e, para mulheres com história de câncer de mama na família (mãe, filha e/ou irmã), a partir de 35 anos de idade
    • Mamografia de rastreio – exame realizado em uma população aparentemente saudável, com o objetivo é identificar lesões sugestivas de câncer e, a partir daí, encaminhar as mulheres com resultados alterados para investigação diagnóstica e tratamento. É realizado como parte de programas de rastreamento. No caso do SUS, o Ministério da Saúde estipula que o exame seja feito em mulheres com idade de 50 a 69 anos.

    A prevenção é o melhor caminho! Não descuide de sua saúde.