Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias PANDEMIA FOI NOSSO PRINCIPAL FOCO EM ...

    PANDEMIA FOI NOSSO PRINCIPAL FOCO EM 2020 NA DEFESA DO MÉDICO. DESAFIOS CONTINUAM EM 2021

    Publicado em 13 de Janeiro de 2021.

    Chegamos ao fim de 2020. Como gostaríamos de poder comemorar o fim da pandemia, a volta à “normalidade”, os abraços, os encontros, as viagens sonhadas e realizadas, os planos tirados do papel, o progresso dos negócios.

    Infelizmente, nesses 10 meses o cenário da pandemia no Brasil e no mundo não mudou e vive hoje um momento ainda mais terrível.  Recordes de número de casos e óbitos continuam: já são mais de 2 milhões de mortes, mais de 200 mil só no nosso país, entre elas aproximadamente 500 médicos perderam a vida. A esperança está na vacina, que, apesar das perspectivas, ainda não chegou ao nosso país. Sabemos  que ainda há muitos desafios pela frente, principalmente, para nós, profissionais da saúde, que estamos à frente desse batalha, arriscando nossas vidas para salvar outras.

     Em 2020, o sindicato precisou se reinventar e o enfrentamento à pandemia tornou-se o nosso primeiro foco. Mesmo que de forma virtual, todos os departamentos dobraram esforços para atender as demandas da categoria diante dessa nova realidade.

    Lutamos arduamente para proteger os profissionais, com equipamentos adequados; fomos enfáticos na necessidade do pagamento justo a quem está na frente da COVID-19 ou de certa forma pode ser afetado por ela. Fortalecemos nossa comunicação, com o lançamento de várias peças orientativas e de Boletins Especiais sobre a pandemia.

    Em todos os momentos estivemos unidos na busca da valorização da categoria, respeito aos seus direitos, melhores condições de trabalho, melhor assistência à população.

    Sabemos que os desafios continuam em 2021. Precisamos estar preparados e atentos para trilhar essa nova etapa na trajetória de 50 anos do sindicato, fazendo as adaptações necessárias aos dias atuais. Contamos com vocês, médicos, para nos ajudar nesse caminho em busca do fortalecimento da categoria e melhoria da saúde para a população.

    VEJA ALGUMAS DAS AÇÕES DO SINMED-MG  EM PROL  DA CATEGORIA NO ANO DA PANDEMIA:

    COMITÊ DE CRISE SINMED-MG – COVID-19 – O sindicato criou um Comitê de Crise para tratar de questões ligadas à COVID- 19. Formado pelo presidente do sindicato, Fernando Mendonça, e diretores o comitê recebe as denúncias enviadas pelos médicos e faz os encaminhamentos necessários; avalia portarias e medidas governamentais; e orienta sobre as estratégias de comunicação, entre outros.

    CANAIS DE DENÚNCIA – O Sinmed-MG disponibilizou dois canais para envio de denúncias e informações sobre condições de trabalho, sugestões e dúvidas:  WhatsApp (31) 99302-0097 e denuncia@sinmedmg.org.br. As demandas são encaminhadas diretamente ao Comitê de Crise Sinmed-MG – COVID-19. Faça contato!

    GUIA ORIENTAÇÃO DE CONDUTA DO MÉDICO – Um “Guia de Orientações da Conduta do Médico” foi lançado, já em março, pelo sindicato, em caráter de urgência no início da pandemia. A publicação responde questões como: quais são os direitos dos médicos em situações de falta de condições de trabalho, o que fazer, a quem recorrer? Informa, ainda, sobre o manejo e descarte correto dos IPIs.

    SIMPÓSIO “ATENDIMENTO MÉDICO EM CONSULTÓRIOS E CLÍNICAS EM TEMPOS DE COVID-19” – A atualidade do tema e as muitas dúvidas que afligem os médicos em relação ao atendimento em consultórios e clínicas em tempos de pandemia levou mais de 150 médicos a se inscreverem para assistir, via Youtube, o simpósio “Atendimento Médico em Consultórios e Clínicas em Tempos de Pandemia”, realizado pelo Sindicato em 1/junho/2020.

    Publicações na WEBSITE  https://sinmedmg.org.br/ – Desde que a pandemia começou, em março, foram publicadas no site do Sinmed-MG mais de cem notícias relacionadas ao assunto, incluindo a batalha do sindicato para fornecimento correto de EPIs para os médicos e medicamentos para os pacientes; orientações  do departamento jurídico para médicos inseridos em grupos de risco ou trabalham expostos a riscos, apoio aos médicos intensivas, ações preventivas para a comunidade e artigos sobre o tema.

    MÍDIAS SOCIAIS – No período, foram mais de 500 postagens realizadas pelo departamento de Comunicação do sindicato, somados Instagram, Facebook e Twitter, só com o foco na COVID-19.

    YOUTUBE  (Sinmed-MG Oficial) – O sindicato intensificou as ações no seu canal do Youtube, com a publicação de vários vídeos sobre o tema da COVID e também com orientações jurídicas, entre eles o que trata da Lei Complementar Federal  173/2020 e uma bela homenagem à categoria pelo Dia do Médico em tempos de pandemia

    REPERCUSSÃO NA IMPRENSA – De março/2020 a janeiro/2021, foram mais de 120 publicações, muitas delas de âmbito nacional, na mídia impressa, televisiva, rádios e portais com depoimentos e entrevistas com diretores do Sinmed-MG sobre os mais diversos assuntos relacionados à COVID-19  (para conferir as publicações acesse a aba Mídia no nosso site).

    BOLETIM SEMANAL COVID-19/SINMED-MG – A princípio com edições semanais, o Sindicato dos Médicos lançou, logo no início da pandemia, em 30 de março, o Boletim Especial COVID-19, mais uma iniciativa para orientar o médico e mantê-lo informado sobre as ações do sindicato voltadas para a categoria e população em geral. Até agora já foram 25 edições.

     ENTREVISTAS COM MÉDICOS– Durante o período, o Sinmed-MG ouviu 20 médicos envolvidos na linha de frente da COVID-19 sobre temas diversos desde avaliação das condições de trabalho em unidades do interior e capital (UPAs, Centro de Saúde, Centro de Especialidades, Santa Casa, hospitais),  posicionamento do CRM-MG, perigo das fakenews e Telemedicina. As entrevistas foram publicadas em nossos boletins e mídias sociais.