Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias Presidente do Sindicato dos Médicos, ...

    Presidente do Sindicato dos Médicos, Fernando Mendonça, fala sobre a falta de garantias na contratação de médicos

    Em entrevista à Rádio Itatiaia, em 13 de maio, o presidente do Sinmed-MG, Fernando Mendonça, fala sobre a falta de médicos em municipios do estado.

    Moradores de Vespasiano, por exemplo, procuraram a rádio e reclamaram da falta de médicos em postos de saúde do município. O problema, que já é preocupante em tempos “normais”, toma uma proporção ainda maior com a pandemia da covid-19. O morador relata “Fui me consultar no posto do bairro Jardim da Glória, aqui em Vespasiano. Chegando lá, os agentes me informaram que não tem médico no posto há oito meses. Falei que precisava me consultar e eles me informaram que não tinha como e que não havia previsão para a chegada de médicos no posto”, denúncia.

    O presidente do Sinmed-MG,  Fernando Luiz de Mendonça, destacou que este tipo de problema, comum em municipios mineiros, se deve a falta de planejamento da administração pública.

    “A história é sempre a mesma. Sempre colocam nas costas dos médicos a falta de planejamento. Infelizmente, não é só Vespasiano. Outras cidades também sofrem com o mesmo problema. Algumas cidades da região metropolitana de Belo Horizonte estão, por exemplo, há 30 anos sem concurso público para essa área”, destaca.

    O presidente do sindicato que representa a categoria completa: “O gestor abre um edital, coloca um salário e fala que o médico não aceitou as condições oferecidas. O problema é que ele não está contratando como determina a constituição federal, que determina a contratação por meio de um concurso público. O gestor quer que o médico seja contratado como PJ. Ou seja, o médico não vai ser contratado como funcionário da prefeitura. Ele vai ser contratado como se fosse uma empresa, prestando serviço”. 

    Ouça a entrevista completa abaixo