Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias Próxima edição do Curso “ÉTICA E TRAB...

    Próxima edição do Curso “ÉTICA E TRABALHO MÉDICO”, promovido pelo Sinmed-MG, acontece no dia 7 de novembro. Duas primeiras edições tiveram 2 mil inscritos

    16 de outubro/2020—— Que caminho seguir na profissão?  O que é vetado ou permitido ao médico fazer de acordo com o Código de Ética e as conseqüências de seus atos? Características das várias formas de trabalho médico: serviço público, privado e formas especiais e a diferença entre os vínculos;  panorama do mercado de trabalho atual, principais dificuldades e desafios, programa Médicos pelo Brasil;  importância da boa relação médico-paciente para evitar acusações de má pratica médica; importância da comunicação e das mídias sociais na vida do médico e normas do Conselho Federal de Medicina sobre o tema; aumento da judicialização da saúde e o papel do médico neste contexto:  a história do trabalho médico e as principais mudanças ocorridas ao longo do tempo.   

    Essas foram alguma das questões respondidas durante o curso “A ética e o trabalho médico”, promovido pelo Sinmed-MG, on-line, dias 3  e 10 de outubro. O tema mostrou ser de grande interesse para os estudantes e jovens médicos: em poucas horas foram quase duas mil inscrições nas duas edições Com a grande procura, uma nova turma foi aberta para 7 de novembro.

    A abertura do evento coube ao presidente do Sindicato, Fernando Mendonça, que destacou a oportunidade dos estudantes conhecerem um pouco da realidade do trabalho médico – que não se aprende na escola -, a importância da ética na medicina, mas mais do que isso na vida;  o compromisso com a verdade. Todas as palestras foram realizadas ao vivo: “Vocês vão ter uma longa carreira pela frente. O que vão conquistar ao longo dela depende do exercício da profissão, da ética, do respeito com o paciente, o conhecimento técnico”.

    Realizado ao vivo, o evento cumpriu o objetivo de desenvolver capacidades no que tange ao trabalho médico; inserção no mercado com dignidade e ética; e construção de posturas comportamentais importantes para a manutenção da relação médico-paciente com prestação de melhores serviços à população.

    Proporcionando aos participantes uma oportunidade ímpar de refletirem sobre o futuro da profissão, o sindicato elaborou uma programação diversificada, abrangendo os seguintes  temas e palestrantes (edições dos dias 3 e 10 de outubro):

    “A História do Trabalho Médico”- Andréa Donato, diretora de Delegacias Sindicais e Interiorização do Sinmed-MG/ Artur Oliveira, diretor de Defesa Profissional

    “Princípios do Código de Ética Médica I” – Ricardo Hernane, diretor Jurídico Institucional do do Sinmed-MG e conselheiro do CRM-MG/ José Luiz Fonseca Brandão – conselheiro CRM-MG

    “Princípios do Código de Ética Médica II” – Flávio Mendonça, diretor de Relação com Acadêmicos do Sinmed-MG

    “Panorama do mercado de trabalho médico” – Samuel Pires, diretor de Campanhas do Sinmed-MG/ Marconi Soares de Moura, diretor de Formação Sindical e Filiação.

    “Comunicação, mídias sociais e as normas éticas” – Rosângela Costa, assessora de Comunicação do Sinmed-MG

    Temas apresentados por advogados, do escritório parceiro do Sinmed-MG:

    “Formas de Trabalho Médico Junto à Administração Pública” – Mariana Lobato 

    “Formas de Trabalho Médico na Esfera Privada” – Cristiano Pedrosa

     “Responsabilidades nos procedimentos éticos disciplinares”-  Daniel Mendes

     “Formas especiais do trabalho do médico” – Paloma Marques

     “A judicialização da Saúde” – Paloma Marques