Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias SIGRAH na PBH: médicos da atenção sec...

    SIGRAH na PBH: médicos da atenção secundária relatam que graves problemas no uso do sistema de prontuário eletrônico da prefeitura continuam 

    Publicado em 29 de agosto/23.

    Reunidos em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), dia 24 de agosto, médicos da atenção secundária vinculados à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) retomaram as discussões sobre a continuidade dos graves problemas na utilização da Solução Integrada de Gestão Hospitalar, Ambulatorial e de Regulação (SIGRAH). A assembleia foi promovida pelo Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) via videoconferência.

    De acordo com diretor de Formação Sindical e Filiação do sindicato, André Christiano dos Santos, que conduziu a AGE, foi realizada uma reunião, dia 23 de agosto, entre gestão municipal, médicos e sindicato para tratar dos graves problemas gerados pelo uso do SIGRAH, que estão prejudicando a categoria e a população assistida.

    No encontro, foram discutidos melhorias no sistema de prontuário eletrônico da prefeitura, conforme solicitações da categoria. “Ficou acordado que até o dia 10 de setembro os problemas técnicos no software, principalmente no modo prescrição, serão resolvidos”, completou o diretor.  

    Na AGE, o diretor de Formação Sindical e Filiação ressaltou que, durante a reunião, a comissão de representantes dos médicos e o Sinmed-MG reforçaram os vários problemas que continuam acontecendo na utilização do sistema, entre eles, os agendamentos equivocados de pacientes em unidades de saúde distantes de suas residências.

    “Muitos dos pacientes que estão sendo direcionados para atendimento em outras unidades de saúde que não pertencem às suas Regionais de origem e, muitas vezes, precisam ”atravessar a cidade” para comparecer às consultas e ainda não possuem estrutura para o deslocamento”, relataram os médicos presentes na assembleia.

    O representante do sindicato também comentou que o impasse na resolução das inconsistência no SIGRAH tem gerado muito preocupação entre o sindicato e a categoria médica, porque, atualmente, o uso do novo sistema está somente na rede secundária.

    “No entanto, a prefeitura já anunciou que, a partir do segundo semestre de 2023, como anunciado pela própria PBH, ocorrerá uma expansão do seu uso para as unidades de saúde da atenção primária, a começar pela Regional Leste da PBH. Ou seja, o problema pode ser ainda maior nas 152 unidades da prefeitura, finaliza o diretor de formação sindical e filiação do sindicato, André Christiano dos Santos.

    O Sinmed-MG vai continuar acompanhando e cobrando as melhorias no sistema de prontuário eletrônico da PBH até que a gestão possa efetivamente realizar mudanças que atendam efetivamente às necessidades da categoria.