Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias Sinmed-MG atua em favor de seus filia...

    Sinmed-MG atua em favor de seus filiados: reunião com Comissão de Previdência a OAB-MG busca soluções para o acesso ao extrato previdenciário dos médicos

    Publicado em 22 de novembro/2021.

    O Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), representado pela advogada previdenciária Kátia Fonseca, do escritório KFF – parceiro do sindicato, participou de reunião, no dia 18 de novembro- quinta-feira, com a Comissão de Previdência da Ordem dos Advogados do Brasil Minas Gerais (OAB-MG) para tratar de temas importantes sobre a previdência dos médicos, incluindo relatos de problemas no acesso ao portal Meu INSS.

    Participaram da reunião representando a Comissão de Previdência da OAB-MG, Dr. Farlandes de Almeida Guimarães Júnior e Dr. Pedro Santos. Pela Superintendência do INSS do Sudeste II, o senhor Carlos Cunha.

    A advogada do Sinmed-MG apresentou os problemas relatados pelos médicos mineiros ao acessar o extrato previdenciário no portal https://meu.inss.gov.br.

    Segundo Kátia Fonseca, a informação foi repassada ao sindicato pelos próprios profissionais, destacando que há dificuldades no acesso ao CNIS (Cadastro de Informações Sociais), especialmente quanto ao extrato dos segurados médicos.

    Katia Fonseca lembra que um dos principais documentos utilizados pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) para confirmar se o segurado tem direito a um benefício é o CNIS que se trata de um banco de dados oficial do instituto e reúne todas as informações sobre vínculos trabalhistas e contribuições previdenciárias de toda a trajetória profissional.

    Ela explica que o problema relatado é histórico, e como os médicos apresentam vários vínculos, os dados completos não são carregados na plataforma do INSS, causando entraves para alcançar os   benefícios junto ao Instituto.

    “ No CNIS de um médico podem faltar períodos trabalhados e contribuições que foram feitas, ou mesmo apresentar indicadores de extemporaneidade, que não são reconhecidos no cálculo da sua aposentadoria”, destaca.

    O Sinmed-MG já oficiou o INSS e a Superintendência Regional Sudeste II sobre esse tema e está trabalhando junto à Comissão Previdenciária da OAB- MG, unindo forças a fim de encontrar soluções para os médicos filiados ao sindicato.

    Além desse assunto, também foram discutidos nessa reunião importantes pontos como a prorrogação do guichê virtual para atendimento especializado a advogado e a apresentação de propostas para o trabalho conjunto entre a comissão de direito previdenciário da OAB-MG e INSS.

    Sinmed-MG: atuando em favor dos médicos filiados