Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias Sinmed-MG, CRMMG e AMMG lançam campan...

    Sinmed-MG, CRMMG e AMMG lançam campanha “Valorize o trabalho médico, exija boas condições de trabalho”, em defesa da valorização dos profissionais médicos

    Publicado em 9 de dezembro/21.

    O Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, a Associação Médica de Minas Gerais e o Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais lançam, juntos, a campanha Valorize o trabalho médico, exija boas condições de trabalho”

    O objetivo é alertar e conscientizar os profissionais médicos sobre a importância de valorizar a medicina, orientando-os sobre ações e propostas de precarização do trabalho médico.

    Assista aos vídeos com o recado especial dos presidentes das entidades médicas, acerca da campanha

    A campanha também mostrará aos gestores e à sociedade as dificuldades que os profissionais enfrentam, o que afeta, diretamente, o médico  e por consequência a população por ele assistida. Más condições de assistência e vínculos precários acabam subvertendo responsabilidades fiscais bem como privando o médico de seus direitos; e desrespeitando a liberdade do julgamento clínico e do ato privativo do profissional médico, dentre outras.

    As entidades médicas alertam para que sejam cuidadosamente analisadas as “ofertas tentadoras”, que podem esconder grandes riscos para o profissional, já pressionado pela atividade de grande responsabilidade que é cuidar da vida.

    Destacamos que a precarização das condições de trabalho gera obstáculos na busca pelas melhores práticas, angústia pelos maus resultados, acúmulo de muitos empregos e prejuízo ao autocuidado, aumentando o estresse já inerente à profissão e que apresentam sérios riscos à saúde. Não à toa, estudos mostram que, entre os médicos, alguns indicadores como expectativa de vida e taxas de suicídio são bastante piores em comparação à média da população.

    Essas questões factuais que precarizam as condições para a atuação do profissional médico são acompanhadas pelo cenário de progressivo sucateamento de serviços públicos, inadequada terceirização de gestões, com perda de transparência e controle inadequado, ausência de políticas públicas de interiorização do trabalho em saúde, verticalização exacerbada na saúde suplementar que atinge diretamente a liberdade do julgamento clínico, judicialização indiscriminada nas relações de saúde.

    As entidades médicas mineiras se debruçam, cada vez mais, sobre a questão com o objetivo de mobilizar a categoria para elaborar, em conjunto, propostas para o SUS e para a Saúde Suplementar. Esse trabalho é realizado com a atuação junto aos gestores e forças políticas, com o escopo certo de viabilizar possibilidades de melhoria das condições de trabalho e, por consequência, a qualidade da assistência à saúde da população

    É direito e dever dos profissionais médicos de buscar, preferencialmente, de maneira célere, a ajuda junto às entidades médicas mineiras, seja para os apoiar em um momento de angústia ou risco ou denunciar más condições técnicas e vínculos precários de trabalho.

    Canais de apoio ao médico:

    – Departamento Jurídico do Sinmed-MG (Defesa Profissional, Direito Trabalhista, Direito Tributário, Direito Previdenciário, Direito de Família ou Consumerista): WhatsApp (31) 99302-0106

    – Departamento de Campanhas Sindicais do Sinmed-MG: WhatsApp (31)98469-7514

    – Núcleo de Combate ao Exercício Ilegal da Medicina do Sinmed-MG: (31) 99302-0106

    – Denúncias Ético-Profissionais do CRM-MG

    – Relacionamento com Associado AMMG, Comissão Estadual de Defesa Profissional da AMMG: 31 3247 1631.