Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



...

Home Notícias SINMED-MG EM DEFESA DO SUS: A SAÚDE P...

SINMED-MG EM DEFESA DO SUS: A SAÚDE PÚBLICA QUE ESTÁ SALVANDO MILHARES DE VIDAS NO PAÍS

28 de outubro/2020

O país vive um momento de grandes desafios na saúde, em meio à pandemia da COVID-19 e agora, em processo eleitoral nos municípios. É uma oportunidade ímpar para o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais reafirmar a importância de valorização do Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Lembramos que, dos países com mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil é o único que conta com serviços gratuitos de forma universal, o que o torna uma referência como sistema de saúde pública.

Atualmente, mais de 160 milhões de pessoas utilizam o SUS sendo que 80% delas dependem, exclusivamente dele para qualquer atendimento médico (dados do Ministério da Saúde). E o sistema de saúde pública tem, cada vez mais, grande responsabilidade para com os profissionais da saúde e a população brasileira que dele depende.

A pandemia de COVID-19 mostrou ainda mais a importância do SUS pois graças a ele que milhares de brasileiros afetados pela doença estão tendo suas vidas salvas.  E por isso é essencial continuar lutando em defesa do SUS para que tenha o financiamento público necessário para seu aperfeiçoamento. A EC 95/16, que entrou em vigor em 2017, e congelou por 20 anos os gastos públicos com educação, saúde, assistência social, serviços públicos em geral tem causado um rombo sem precedentes no SUS e precisa ser derrubada.

Hoje, o Brasil possui 44 mil unidades básicas de saúde que são a porta de entrada preferencial no SUS, onde é feita a chamada atenção primária ou básica em saúde, resolvendo quase 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros níveis de assistência.

Mais uma vez, o Sinmed-MG reforça sua defesa ao SUS na sua essência de universalidade, equidade e com uma organização descentralizada, calcada no atendimento integral e gratuito e na participação da comunidade nas ações do setor.

Nossa entidade traz mais uma vez a reflexão em defesa da saúde pública, com o objetivo de despertar nas gestões a importância de valorizar a saúde. Investimentos adequados, condições adequadas de trabalho e a valorização da saúde pública são essenciais para dar forças ao SUS que continua na sua essência, sendo um modelo para o mundo.

Sindicato dos Médicos de Minas Gerais- Sinmed-MG – 28 de outubro/2020