Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias Sinmed-MG em defesa dos médicos de Co...

    Sinmed-MG em defesa dos médicos de Contagem: mais uma reunião com a Mesa  SUS para negociações de reivindicações da categoria

    Publicado em 1 de março/2024.

    O Sinmed-MG continua atuante em defesa dos direitos dos médicos de Contagem. Na última terça-feira, 27 de fevereiro, aconteceu mais uma reunião para discutir sobre as reivindicações dos médicos e a saúde no município.
    Pelo Sindicato dos Médicos de Minas Gerais participaram: a diretora de Campanhas,  Vanessa Peres e a assessora jurídica Paloma Marques, do Braga Lobato Advogados Associados – escritório parceiro do sindicato.
    Representando a gestão, a superintendente de Urgência, Emergência e Atenção Hospitalar, Karina Taranto da Secretaria Municipal de Saúde; a subsecretária de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Rejane Letro; a coordenadora administrativa da Superintendência de Atenção à Saúde, Riane Rodrigues e sua assessoria. Também estiveram presentes representantes de outros sindicatos do município.

    Dentre os principais temas discutidos na reunião estão:
    1- Abertura das tratativas para o reajuste dos médicos 2024, com apresentação da proposta e definição de direcionamento a COPENC.
    2- Ampliação da discussão quanto a proposta dos especialistas, abordando formato do trabalho, proposta remuneratória
    3- Diagnóstico saúde do trabalhador e apresentação de proposta saúde do trabalhador que será apresentada em Mesa SUS extraordinária na última terça feira de março.
    4- Viabilidade da alteração de jornada dos efetivos previamente a realização do concurso público de Contagem, que teria previsão em 2024. Será estudado e repassado se seria viável, porém tem chance de ocorrer restrições devido a problemas para migração  que devem ser avaliados pela Procuradoria Geral do Município.
    5- Saúde mental abertura para construção modelo prevenção ao suicídio: será realizada pela gestão uma abertura de mesa com gestor da área e diretoria do Sinmed MG.
    6- Quinquênio fase COVID informações sobre devidos acertos e forma dd solicitação.
    7- Plano de cargos carreiras e vencimentos ( PCCV): Sinmed-MG foi convidado a participar reunião da Comissão de RH, dia 11/03/24, para tratativa do tema.
    8-Estrutura física das unidades de saúde:  foi criada a superintendência de infra estrutura que será responsável pelo setor obras, tecnologia informação , transporte, separado do setor de compras. Este setor tem toda uma proposta na reestruturação das unidades de saúde, priorizando climatização, bebedouros, entre outros. Já há uma nova proposta para estruturação das unidades. Será apresentado a proposta a mesa SUS.
    9- Está ocorrendo reclassificação das Equipes Saúde da Família.
    10- Foi garantido o chamamento dos médicos que fizeram PSS( Processo Seletivo Simplificado), demanda esta reivindicada pelo Sinmed MG devido a substituição dos médicos PJ  por médicos do programa Mais Médicos, dando oportunidade aos interessados de reingressar neste formato até que possamos ter um concurso no município que garanta mais o posto de trabalho.
    11- Repassaram previsão concurso para 2024, porém deve ocorrer após fase eleitoral, repassado ter previsão orçamentária para realiza- lo.
    12- Município repassou que não pretende trabalhar com horas extra ou banco de horas, não deve atender esta demanda que também é de outras categorias.
    13- Ocorreu demanda que também envolve outras categorias no quesito plano de saúde e odontológico, sendo repassado que estão em negociações.
    14- Foram realizados debates e questionamentos de investimentos para equipes Multiprofissionais.

    O Sinmed-MG espera que a Secretaria de Governo acolha a  proposta remuneratória dos médicos e continue as negociação e  andamento para as demais demandas em construção na mesa SUS.
    Nossa entidade destaca a importância de continuar participando ativamente das discussões para que as reivindicações dos médicos tenham espaço para diálogo, além de mudanças na saúde do município