Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias SINMED-MG MANIFESTA GRANDE PREOCUPAÇÃ...

    SINMED-MG MANIFESTA GRANDE PREOCUPAÇÃO COM OS RELATOS DE VIOLÊNCIA NO PRONTO-ATENDIMENTO DE ITABIRA

    É urgente garantir condições de segurança para os profissionais de saúde, que já trabalham sobrecarregados para atender a população

    Publicado em: 10 de maio/2022

    O Sindicato dos Médicos do Estado de Minas Gerais – SINMED-MG – tomou conhecimento de agressão verbal a médico, ocorrido no dia 22 de abril, no pronto-atendimento no município de Itabira, um episódio que causou desconforto e desgaste psicoemocional ao colega e aos demais profissionais.

    Não é demais lembrar que o desacato a servidores públicos no desempenho de suas funções é crime tipificado em lei.

    O pronto-atendimento de Itabira tem se revelado local de grande risco à segurança de servidores e usuários. São queixas sobre a inexistência de câmeras, falta de barreiras físicas para disciplinar o fluxo de pacientes e acompanhantes, além da falta de profissionais de portaria e segurança.

    O desafio diário dos profissionais de saúde tem incluído, além do abnegado enfrentamento da pandemia de COVID-19, o convívio com cargas horárias de trabalho intensa, plantões extensos, precariedade nas unidades, más condições assistenciais e de segurança, entre outros. De seu lado, os usuários são submetidos a longos períodos de espera, acrescentando angústia à situação negativa que provocou a visita ao serviço. Dessa forma, questões de gestão, alheias às forças dos envolvidos, acaba por levar para o ambiente de atendimento tensões desnecessárias e insegurança para profissionais e usuários.

    O SINMED-MG enviou ofício à gestão solicitando esclarecimentos a respeito do caso específico, bem como as medidas que estão sendo adotadas para promover segurança de servidores e usuários do pronto-atendimento de Itabira. Questiona-se ainda as adequações do dimensionamento das equipes profissionais conforme a demanda para diminuir a sobrecarga dos profissionais e a demora do atendimento.
    É necessário cobrar reiteradamente junto aos gestores a garantia de condições dignas de trabalho e segurança nas unidades de saúde. O SINMED-MG estará atento na defesa do respeito ao trabalho dos médicos e demais profissionais de saúde.