Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias Sinmed-MG na midia: matérias especiai...

    Sinmed-MG na midia: matérias especiais repercutem situação da pediatria na capital mineira

    Publicado em 8 de agosto/2022.

    No último final de semana ( 6 e 7 de agosto), a Rádio Itatiaia publicou matéria online e também em áudio, com participação do diretor de Relações com Acadêmicos e médico pediatria, Fernando Mendonça, que repercute a situaçao da pediatria na capital mineira.
    A reportagem mostra que o cenário da pediatria nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) de Belo Horizonte nunca foi tão ruim quanto o enfrentado do início do ano para cá.
    De acordo com a análise de Fernando Mendonça, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) deveria contratar mais 300 profissionais para suprir a alta demanda do período do inverno, reduzir a espera das famílias por atendimento e garantir condições básicas de trabalho aos profissionais.

    A evasão de profissionais sempre ocorreu nas UPAs. No entanto, com a intensidade que estamos vivenciando nesse momento, eu não me lembro. Inclusive, conversando com pediatras que estão quase se aposentando, eles compartilham a mesma constatação: nunca tivemos uma situação tão ruim como a de agora.

    Em nota enviada a reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) explicou que cerca de 259 médicos pediatras atuam em unidades de saúde da capital – além de generalistas, que são direcionados à pediatria para suprir a demanda. No entanto, com o período caótico, o número de profissionais pode cair nos próximos dias.

    A pasta também mencionou ter convocado 188 médicos aprovados em concurso no último 15 de junho. Porém, de acordo com o Sinmed-MG, muitos desistiram de tomar posse devido às condições de trabalho.

    Na segunda reportagem, o diretor do Sinmed-MG afirma que “tanto o governo do Estado, quanto as prefeituras, não têm se preocupado em garantir escalas completas. Há 30 anos, por exemplo, em Belo Horizonte, tínhamos sete UPAs funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana. Agora, nos finais de semana, apenas duas ou três funcionam, às vezes uma só”.

    Confira abaixo as matérias: