Envio de denunciaPreencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia. |
Publicado 13 de março/2023.
Compartilhar conhecimentos e melhorar as estratégias de comunicação com os médicos. Esse foi um dos objetivos do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais(Sinmed-MG) que participa do II Encontro de Comunicação da Federação Médica Brasileira . O evento aconteceu no Hotel Seara, em Ceará/Fortaleza, nos dias 9 e 10 de março e também discutiu temas de preparação para o Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM), com o debate das principais pautas da categoria e indicação dos delegados.
O Sinmed-MG marcou presença representado pelo presidente, Jordani Campos Machado; o diretor de Relação com Acadêmicos e também vice-presidente da Federação Médica Brasileira, Fernando Luiz de Mendonça; o diretor de Saúde Suplementar, Arnóbio Félix e a coordenadora Administrativa e de Comunicação, Rosângela Fernandes Costa.
Além disso, Jordani Campos Machado e a coordenadora Rosângela Costa foram palestrantes do evento com o tema “Sinmed-MG: uma referência na defesa dos direitos dos médicos mineiros”
O evento trouxe temas de discussão essenciais para melhorar a comunicação dos sindicatos com os médicos e mostrar a importância de se filiar à entidade e reuniu aproximadamente 60 participantes, entre jornalistas, assessores de imprensa e diretores dos sindicatos médicos filiados à FMB.
A abertura do Encontro foi realizada pelo presidente da Federação, Tadeu Calheiros; o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Leonardo Alcântara e o diretor de Comunicação, Edmar Fernandes. Todos foram unânimes em reforçar a importância do evento que, certamente, trará relevantes iniciativas para unir as assessorias de comunicação dos sindicatos filiados e contribuir para o crescimento das ações da FMB.
Para o presidente do Sinmed-MG, Jordani Campos Machado, a presença do sindicato nesse encontro reforça nossa preocupação em oferecer uma comunicação efetiva e positiva para os médicos. “Terminamos esse encontro com a certeza de levar experiências significativas para empreender novas ações para atender a categoria e, aperfeiçoar ainda mais as formas de comunicação com nossos colegas”, reforça.
Já o diretor Fernando Mendonça que também é vice-presidente da FMB, a participação do Sinmed-MG reforça um importante momento na Federação. Segundo ele, o evento surge como oportunidade para que as comunicações de todos os sindicatos filiados se unam e possam fortalecer as ações conjuntas com o médico, não apenas na base territorial do Sinmed-MG, mas em todo o país.
SINMED-MG: REFERÊNCIA MINEIRA PARA OS MÉDICOS
O Sindicato dos Médicos de Minas Gerais foi um dos convidados para falar durante o evento, no tema “Sinmed-MG: uma referência na defesa dos direitos dos médicos mineiros”. A case de sucesso foi apresentada pelo presidente Jordani Campos e pela coordenadora administrativa, Rosângela Fernandes. O enfoque foi como a comunicação trabalha com seus associados, como, por exemplo, por meio de suporte às redes sociais dos profissionais; produção de conteúdo para sites e blogs; assessoria de imprensa; media training; e elaboração de textos diversos. “O portfólio é o produto forte da nossa comunicação. Investimos pesado no marketing, para realmente trazer esse médico para fidelizar, atender as necessidades dele, seja profissional ou pessoal”, destacou Rosângela.
ENCONTRO NACIONAL DE ENTIDADES MÉDICAS(ENEM)
Após os debates sobre comunicação, os representantes dos sindicatos de base da FMB iniciaram as discussões para o Encontro Nacional de Entidades Médicas (Enem 2023), tendo como base quatro eixos: formação médica, sistema de saúde, mercado de trabalho e saúde suplementar.
O Enem é promovido pelo Conselho Federal de Medicina e reúne representantes de entidades médicas de todo o país para o debate de temas como formação médica, mercado de trabalho do médico e assistência médica à saúde no Brasil. Este ano, a data prevista para o evento será dias 29 e 30 de junho.
O presidente da FMB, Tadeu Calheiros, destacou que o pré-Enem tem o objetivo de discutir a política de saúde atual no Brasil. “Aquelas questões que vão também influenciar no dia-a-dia de cada médico. Preparamos a pauta que vamos levar, proposições e atuações a serem discutidas de forma nacional, com direcionamento e posicionamento das entidades que defendem e buscam melhores condições para o trabalho médico”, encerrou.
Confira um resumo das demais palestras:
Criative-se: as estratégias de comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará
“Criative-se: as estratégias de comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará”, apresentada pela coordenadora de Marketing da Entidade, Brenda Vieira, destacou como a implantação de um setor de comunicação interno foi fundamental para o desenvolvimento de ações que resultaram no aumento do índice de satisfação do cliente, dos serviços, no reconhecimento de marca e na redução de custos. Entre as estratégias citadas: branding, nova identidade visual, planejamento, assessoria de imprensa e conteúdo de valor nas plataformas de comunicação. “Hoje, temos uma comunicação consolidada. Um maior dinamismo em nossa produção de conteúdo, a qualidade evoluiu, também conseguimos customizar os projetos, realizar campanhas e atender as demandas em uma maior celeridade”, destacou Brenda.
TRÁFEGO PAG
A Agência MCA – Branding, Marketing e Publicidade, responsável pelo gerenciamento de comunicação do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), apresentou a palestra “A força do tráfego pago alinhado a uma estratégia de marketing digital utilizando B.I, com foco em conversão de novos associados. A palestra foi apresentada pelo assessor de imprensa, Charles Andrade. Entre as estratégias, o jornalista citou a criação do SimepeCast, um podcast semanal. “Uma das estratégias que adotamos para trazer novos seguidores e, consequentemente, novos clientes e associados foi através do podcast”, citou. Para a realização de tráfego pago destacou: pixel instalado no site e na ferramenta de imboud; importação para ferramenta de B.i.; análise de dados no B.i. e planejamento de retargeting; dividir o retargeting em várias fontes com o link; e conversão do lead na ferramenta de CRM.
NOVA COMUNICAÇÃO
O diretor de Comunicação do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), Wilson Yoshimitsu Niwa, apresentou a case “Uma nova comunicação”, e apontouue as redes sociais da entidade se tornaram um excelente meio para orientar os novos associados e despertar o interesse daqueles que desejam ser sócios. Apontou ainda que a comunicação do Sindmepa tem o objetivo de trabalhar diferentes públicos, não só médicos, mas acadêmicos e comunidade. Referiu que a comunicação do Sindmepa tem o objetivo de trabalhar diferentes públicos, não só médicos, mas acadêmicos e comunidade. “O Núcleo Acadêmico tem um programa que se chama Aspirante, em que os estudantes de medicina se cadastram no sindicato como pretenso futuro sócio, e quando ele se inscreve como potencial, ele tem os mesmos benefícios que o sindicalizado tem, como consulta e assessoria jurídica”, explicou.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
As jornalistas Karla Rodrigues e Renata Benevides, sócias da Capuchino – agência responsável pela assessoria de imprensa do Sindicato do Ceará, apresentaram a palestra “A importância da Assessoria de Imprensa na comunicação”. De acordo com as sócias, a metodologia utilizada pela Capuchino envolve como estratégia o contato contínuo com o cliente e o resultado.
PESQUISA E ANÁLISE DE DADOS
“A pesquisa e análise de dados para definição de estratégias junto ao target” foi apresentada pela diretora de projetos da Cuali Pesquisa, Regina Timbó, e pelo gerente de projetos, Wesley Morais. Eles abordaram a importância das pesquisas para conhecimento do perfil do público-alvo, melhorias na gestão e desenvolvimento de projetos para empresas, citando o Sindicato dos Médicos do Ceará como um dos seus cases.
BRANDING MÉDICO
Carla Cavalheiro, jornalista, sócia diretora da INHALT Com, agência que assessora a FMB desde a sua fundação, apresentou o tema “Publicidade Médica: Doutor, será que estás fazendo isso certo?”, abordando questões sobre a presença dos médicos nas redes sociais, como um alerta para a importância do cuidado com a imagem e o respeito que a sociedade tem pela profissão. “Eu sempre alerto que é muito importante o médico estar atento ao que ele vai postar, o que ele vai fazer e, mais importante ainda, que ele esteja aliado a pessoas que entendam sobre publicidade médica”, afirma.
DESAFIOS PARA A COMUNICAÇÃO MÉDICA
Fernando Uberti Machado, Secretário de Assuntos Jurídicos da FMB e diretor do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) apresentou a palestra “Desafios para a comunicação médica na era da superinformação”. Destacou que o departamento de comunicação da entidade passa por um momento de reestruturação, que envolve reposicionamento estratégico, ampliação do leque interinstitucional, fortalecimento de parcerias institucionais, mudança no portfólio de serviços e “juvenilização” dos associados.
“O mais importante nesses eventos, em que os sindicatos se reúnem, é que compartilharmos experiências, do que temos feito em cada um dos nossos Estados, e que a gente consiga potencializar nossas ações, congregados com todos os médicos nessa era da superinformação”, ressalta.