Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias Sinmed-MG participa do Seminário R...

    Sinmed-MG participa do Seminário “Educação Cooperativista e Formação de Lideranças 2020” promovido pela Unimed Circuito das Águas, com palestras sobre Código de Ética, responsabilidade civil médica e mercado de trabalho

    20 de outubro/2020 ———-

    O Sindicato dos Médicos de Minas Gerais foi especialmente convidado pela Unimed Circuito das Águas, com médicos de São Lourenço e Região, para realizar as palestras do Módulo II do Seminário “Educação Cooperativista e Formação de Lideranças 2020”, dedicado ao tema  “Ética médica e defesa profissional”. Devido à pandemia, o evento aconteceu de forma virtual, atraindo mais de 40 médicos participantes.

    Durante duas horas, foram abordados três temas:

    ·  “Princípios do Código de Ética Médica /responsabilidade do médico/remuneração/relação entre médicos /relação médico-paciente/direitos humanos/publicidade”, com apresentação de Ricardo Hernane – diretor Jurídico Institucional  do Sinmed-MG e conselheiro do CRM-MG;

    ·  “Responsabilidades do ato médico: direitos civil e penal; processos e procedimentos ético disciplinares”, com Daniel Mendes – Assessoria Jurídica Sinmed-MG;

    ·  “Panorama do mercado de trabalho médico”, com  Marconi Soares de Moura, diretor de Formação Sindical e Filiação do Sinmed-MG.

    O anfitrião, Dr. Mussse José Matuck, presidente da Unimed Circuito das Águas, abriu o evento falando da importância da parceria com o sindicato e relevância dos temas: “Além de trazer um cenário do mercado de trabalho, o sindicato enfoca a importância de conhecer nossos direitos e deveres, sob a ótica do Código de Ética Médica, e o papel da entidade na defesa dos médicos nas várias esferas”.

    Dr. Fernando Mendonça, presidente do Sinmed-MG, destacou o privilégio do sindicato em participar do seminário, reforçando a questão da defesa profissional: “É muito angustiante ver o número de médicos que sofrem acusações e não sabem como se defender. Antes da pandemia eram de quatro a cinco denúncias por dia no Conselho . O sindicato tem tentado trabalhar nessa linha, de fazer uma orientação preventiva”.

    Explicou que a entidade criou um núcleo de defesa profissional, que garante a cobertura jurídica dos advogados na defesa inclusive contra sindicâncias e processos no Conselho Regional. A defesa acontece também na esfera civil.

    Mendonça enfatizou que a formação de novas lideranças é fundamental para fortalecer as entidades e lembrou que o mercado de trabalho vem sendo atacado de forma bastante intensa por novos grupos que operam planos de saúde, que aproveitaram o momento da epidemia e estão avançando de forma rápida: “A gente não pode subestimar esses novos players do mercado. No norte e nordeste, eles já controlaram o mercado e têm atuado em desfavor da categoria médica. Oara conseguir proteger o trabalho médico e as boas práticas com autonomia temos que nos unir e nos reciclar cada vez mais. A bem-sucedida gestão da Unimed em Minas  é um bom exemplo desse potencial”.

    Ao finalizar, frisou que o sindicato está aberto a todos, independentemente de partido político: “Nosso partido é o médico, precisamos olhar o presente e nos unir. Se perdemos essa chance agora vamos ser literalmente atropelados”, alertou.

    Após as palestras, bastante elogiadas pelos participantes, o presidente da Unimed Circuito das Águas, Dr. Musse José Matuck,  informou que os temas abordados estavam alinhados com o novo momento da Unimed local: “Levando em consideração a pandemia, e os novos players que estão surgindo no mercado, adiantamos nosso planejamento estratégico, sendo destacada a importância do sistema cooperativismo num cenário de aviltamento do trabalho médico. Outra ação, acompanhando a tendência de verticalização, foi a compra de uma clínica e novos investimentos em hospitais”.

    Ao finalizar, Dr. Musse reforçou a importância das entidades trabalharem em conjunto e o papel do sindicato na vida do médico em situações como assinatura de contratos, movimentos reivindicatórios e defesa dos direitos da categoria.