Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias Sinmed-MG pressiona e Secretaria de E...

    Sinmed-MG pressiona e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) confirma criação de unidade do Sistema de Verificação de Óbito e medidas para evitar sobrecarga aos médicos do SAMU e IML’s

    9 de setembro/2020 ——–O Sindicato dos Médicos de Minas Gerais comemora um importante passo na luta pela implantação do Sistema de Verificação de Óbito e Esclarecimento da Causa Mortis em municípios mineiros; serviço essencial principalmente neste período da pandemia de COVID-19.

    Após envio de documento oficial à Secretaria de estado de Saúde de MG (SES-MG), o Sinmed-MG recebeu, em 4 de setembro/2020, resposta do governo informando que “a SES/MG está elaborando política estadual que terá uma unidade em Belo Horizonte, a fim de prevenir óbitos e efetuar o controle de doenças. Essa unidade será instalada no prédio destinado ao Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) e realizará exames para investigação de doenças de interesse epidemiológico, para causa mortis e em vivos”. Além disso, destacou que vai implementar tecnologias avançadas para atender as demandas de todos os municípios mineiros

    O Sinmed-MG, em sua solicitação, destacou ao governo que “agora mais do que nunca, em decorrência da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19), por não existir o serviço implantado na capital e demais municípios mineiros, os médicos do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência)  estão imensamente sobrecarregados, pois constata-se um aumento excessivo do número de acionamentos ao SAMU para atestar situação de óbitos por causas naturais (excluem-se os casos de morte suspeita, violenta ou envenenamento).”

    Quanto à sobrecarga de trabalho dos médicos, a SES-MG informou, no mesmo documento, que “a demanda relatada será amenizada quando instalada a unidade para realização de exames que investiguem doenças de interesse epidemiológico para causa mortis”.

    O sindicato destaca que essas medidas são essenciais para mais qualidade das condições de trabalho dos médicos legistas do Instituto Médico Legal – IML e colegas do Samu. Além disso, entendemos que a implantação do SVO vai orientar os médicos que trabalham em postos de saúde, quanto ao encaminhamento dos casos nos quais não forem possíveis identificar a causa mortis.

    Sinmed-MG estará acompanhando de perto a implantação do Serviço s de Verificação de Óbito e Esclarecimento da Causa Mortis (SVO) em Minas Gerais, bem com as melhorias solicitadas para os médicos do SAMU e IML’s. Reiteramos que nossa entidade não se furtará de continuar a defender os direitos dos médicos mineiros.

    Sindicato dos Médicos de Minas Gerais – Sinmed-MG