Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias Sinmed-MG reúne-se com SEPLAG para di...

    Sinmed-MG reúne-se com SEPLAG para discutir pauta dos médicos peritos.

    Lembramos que nesta quinta-feira, 3 de fevereiro, teremos assembleia geral dos médicos peritos da Seplag com indicativo de paralisação.

    Publicado em 1 de fevereiro/22.

    No dia 26 de janeiro, o presidente do Sinmed MG, Jordani Machado e o diretor de Mobilização, Cristiano Maciel, participaram de reunião com a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (SEPLAG), representadas pela secretária estadual de Planejamento, Luisa Barreto e equipe, para discussão da pauta de reivindicações dos médicos peritos, servidores do Executivo Estadual.

    Os peritos foram representados por uma comissão de cinco médicos, eleitos em assembleia do Sinmed-MG,  na qual foi construída a pauta de reivindicações.

    Entre as principais reivindicações da categoria, destacamos:

    • Reajuste salarial, devido à grande defasagem dos últimos anos, em torno de 40 %;
    • Construção de Plano de Carreira;
    • Melhorias das condições de trabalho, infraestrutura, segurança e prontuário eletrônico, em BH e nas unidades do interior; 
    • Mudança da sede inadequada atual, no Edifício Maleta, para nova Sede Definitiva, no antigo prédio da Imprensa Oficial, que precisa ser reformado para receber a perícia médica;
    • Publicação de Dispositivos Legais regulamentando processos, jornada de trabalho e indicadores de produtividade;
    • Efetivação das conquistas dos médicos peritos garantidas em acordo judicial que viabilizou o fim do último movimento grevista, no ano de 2018.

    O Sinmed-MG e a comissão de médicos peritos apresentaram as dificuldades enfrentadas pela categoria, que já se encontra desgastada pela falta de condições de trabalho, segurança, baixa remuneração e falta de plano de carreira, situações que levam a esgotamento, adoecimento e até mesmo abandono do cargo, com várias exonerações.

    Durante a reunião, destacou-se a importância da perícia médica, não apenas como uma formalidade na contratação de servidores, mas como instrumento de melhoria da saúde do trabalhador que pode reverter em melhores indicadores de saúde e ser lucrativa, sob o ponto de vista econômico, para o Estado.

    A secretária de Estado e sua equipe analisaram e responderam à pauta de reivindicações, destacando os progressos conquistados pelos peritos e efetivados pelo Estado, principalmente na estrutura e processos de trabalho, mas não apontou para boas perspectivas nos pontos referentes à correção da baixa remuneração e carreira, segundo ela, pelas dificuldades econômicas do Estado. A mudança da sede oficial, a melhoria de infraestrutura, segurança e informatização do trabalho, são pontos com boas perspectivas a médio prazo, porém mesmo para estes pontos, a Seplag não apresentou prazos.

    Os médicos peritos, convocados pelo Sinmed-MG, realizarão assembleia no dia 03/02/2022, 19h30, com indicativo de paralisação. A categoria tem se esforçado para sensibilizar os gestores, garantindo o direito dos trabalhadores e melhor assistência à população que depende deste importante serviço público.
    Para se inscrever, basta acessar o Zoom em https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZ0pdOGtqDgiGdbk38kcSzsVLyhn0gavcS6_