Envio de denunciaPreencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia. |
Publicado em 5 de novembro/2021.
Atento às demandas dos médicos de Ribeirão das Neves e à qualidade da assistência oferecida à população, os diretores Cristiano Maciel e Samuel Pires, e a assessora jurídica do Sinmed-MG, Paloma Marques, se reuniram, dia 4 de novembro, de forma presencial com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Augusto Vieira; as superintendências da atenção básica, urgências, gestão de pessoas e centro de especialidades; e o procurador do município.
O objetivo da reunião foi definir fluxos assistenciais, percurso assistencial do paciente, parâmetros de produtividade e indicadores de qualidade, sempre com o foco no paciente e no fortalecimento do SUS.
Também foram discutidas estratégias para diminuir a rotatividade dos médicos e garantir mais estabilidade tanto dos especialistas quando dos médicos da atenção secundária e terciária, condição importante para manter uma equipe experiente e capacitada.
Segundo os diretores, a reunião foi bastante produtiva: “Os gestores se mostraram bastante abertos à negociação, comprometendo-se a fixar parâmetros e indicadores de produção observando cada especialidade e a natureza e complexidade de cada procedimento”, informou Cristiano Maciel.
Foi deliberado que cada superintendente fará um levantamento de produtividade em sua área, a ser encaminhado para avaliação do sindicato até 3 de dezembro, sendo o próximo passo a redação de um portaria para regulamentar o fluxo assistencial.
A reunião com os gestores deu prosseguimento a uma negociação que já dura quase dois anos, com idas e vindas de propostas e contrapostas, além de diversas assembleias e reuniões com os médicos de diferentes especialidades e unidades do município . Como parte do movimento, no dia anterior à reunião com os gestores, médicos do Centro de Especialidades participaram de uma videoconferência com o sindicato para discutir a pauta de negociações. Após a avaliação do levantamento, em dezembro, o sindicato se reunirá novamente com a categoria para deliberar sobre os próximos passos.
Segundo o diretor de Mobilização, Cristiano Maciel, todo o trabalho realizado pelo Sinmed-MG até agora tem como foco trazer melhorias para os pacientes e comunidade, o aprimoramento dos serviços do SUS, mas respeitando parâmetros e indicadores técnicos essenciais para manter a qualidade assistencial e boas condições de trabalho ao médico.