Envio de denunciaPreencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia. |
Neste último dia 30 de outubro, o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), representado pelas diretoras: Letícia Gários (Saúde do Trabalhador), Vanessa Peres (Saúde Pública), Érika Mendes dos Santos (Formação Sindical e Filiação), Walnéia Cristina de Almeida Moreira (Administrativa), e também pelo assessor de Campanhas, Daniel Jordão esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, na Regional Norte de Belo Horizonte. A visita aconteceu após o Sinmed-MG ser procurado pelos médicos que denunciaram as más condições de trabalho.
Na ocasião, eles destacaram alguns outros pontos relacionados às condições e fluxo de trabalho, como:
• Alteração do espaço de descanso médico sem aviso prévio, com a concentração de todos os profissionais (clínicos, pediatras, ortopedistas e cirurgiões) em ambiente reduzido, dispondo apenas de 4 beliches;
• Inexistência de climatização adequada, sendo que o ar-condicionado, adquirido com recursos dos próprios trabalhadores, permanece instalado no espaço anterior e o atual encontra-se inoperante;
• Falta de acessibilidade no descanso médico (alguns médicos encontram dificuldades para utilizar os beliches, resultando em profissionais descansando em veículos particulares);
• Imposição unilateral de horários de refeição, sem diálogo prévio com a equipe do plantão diurno;
• Monitoramento e cobrança individual de produtividade, com pressão por aumento do número de atendimentos em menor tempo.
Além das representantes do Sinmed-MG, também estiveram presentes os representantes da gestão local da UPA Norte e da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH).
Na visita, a gestão apresentou esclarecimentos sobre a situação dos médicos na UPA Norte. E o sindicato manterá um acompanhamento sobre o andamento e a resolução da questão.
A presença contínua e ativa do Sinmed-MG nos locais de trabalho é fundamental para estreitar o diálogo e garantir que a voz dos profissionais de saúde seja ouvida e representada na luta pela valorização da categoria e por um SUS de qualidade.

