Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias Sinmed-MG visita unidades de saúde pa...

    Sinmed-MG visita unidades de saúde para abordar problemas de Contagem

    Publicado em 12 de março/2021.

    No intuito de conhecer as condições de trabalho dos médicos que foram “desalojados” do antigo prédio do Centro de Especialidades Iria Diniz, no final de dezembro, os diretores  do Sinmed-MG, Cristiano Maciel (Mobilização) e Samuel Pires (Campanhas) estiveram, dia 11 de março, em Contagem, quando conversaram com a categoria e gestores. Foram seguidos todos os protocolos de distanciamento e uso de máscaras.

    Acompanharam as visitas Cláudia Ribeiro, diretora geral do Iria Diniz; Francisco Santos, diretor  administrativo e Cláudia Sueli da Rocha, médica, responsável técnica; e, pela Prefeitura, o subsecretário de Assistência em Saúde,  Joanilson Santos Guimarães.

    Os diretores visitaram o CEM Iria Diniz, no bairro Novo Eldorado (antiga sede do Ceaps);  a UBS Água Branca (atendimentos de pré-natal alto risco); UBS Centro (atendimentos de angiologia, dermatologia, cardiologia, geriatria, risco cirúrgico, gastro, nefro, hematologia e acupuntura); e o CEM Ressaca  (atendimentos: cirurgia plástica, urologia, cirurgia ambulatorial urológica), no bairro São Joaquim.

    Assim que informado da demolição do antigo prédio do Iria Diniz, e a situação precária em que médicos e população foram colocados, o sindicato solicitou, ainda em janeiro, esclarecimentos ao município, pedindo imediatas providências em relação ao processo de transferências desses profissionais, continuidade dos atendimentos agendados e prazo para pleno funcionamento das novas instalações.

    Várias possibilidades estão em estudo. Sindicato vai participar do processo

    O prédio do Centro de Consultas Especializadas (CCE) Iria Diniz foi demolido pela administração anterior a apenas um dia do fim do mandato, dia 30 de dezembro. Inaugurada em 2001, a antiga unidade oferecia 32 tipos de especialidades médicas. Por mês eram realizados até 15 mil procedimentos.  A demolição das instalações ocorreu por iniciativa dos proprietários do terreno, que obteve decisão favorável na justiça para a reintegração de posse da área.

    Com isso, o CCE Iria Diniz foi transferido às pressas para um prédio ainda em obras (Avenida João César de Oliveira, no bairro Cinco). Constatada a total falta de estrutura do novo espaço, os médicos foram remanejados para quatro unidades: CEM Iria Diniz, UBS Ressaca, UBS Centro e UBS Eldorado, sendo as especialidades distribuídas entre eles.

    Os diretores consideram as visitas bastante produtivas: “Procuramos conhecer a realidade de todos esses locais, ver como os médicos estão  instalados, como estão sendo feitos os atendimentos e levantar as principais dificuldades  que estão enfrentando”, disse o diretor de Campanhas, Samuel Pires.

    Segundo ele, o maior problema apontado pelos os médicos foi a questão dos prontuários. Hoje, os mais de 400 mil prontuários do Iria Diniz estão muito mal acondicionados e, com a as realocações, os médicos não estão tendo acesso aos documentos. Esse é um aspecto muito preocupante, que traz risco aos profissionais e aos pacientes que precisam de atenção especializada.

    Os diretores informaram que  não existe ainda uma solução definitiva e que várias  alternativas estão em estudo, entre elas, o  aluguel de um outro prédio, até que se construa a nova unidade.  A preocupação do sindicato, no caso do aluguel de um prédio, é que essa solução alternativa se torne definitiva,  e um novo prédio, com condições ideais de atendimento,  não seja construído.

    Após a visita, ficou decidido que o Sinmed-MG  vai intermediar essas soluções conversando com os gestores e fazendo interlocução com os médicos, para  encontrar o que é melhor para os pacientes e também para os profissionais.

    Sindicato abordou também atraso de pagamentos dos médicos vinculados à IGH

    Na reunião com os gestores, além das providências em relação ao Iria Diniz, a  Secretaria de Saúde informou que, respondendo à mobilização dos médicos e do sindicato, está sendo realizado um  processo para regularizar os pagamentos dos médicos vinculados à empresa IGH gestora terceirizada das Unidades de Pronto-Atendimento e do Complexo Hospitalar do município.