Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias Tudo o que o acadêmico precisa saber ...

    Tudo o que o acadêmico precisa saber sobre ética médica: curso do Sinmed-MG mostrou como diminuir os riscos da profissão

    Publicado em 5 de outubro/2021

    Na última edição do ano, o Curso de Ética Médica, promovido pelo Sinmed-MG dia 2 de outubro, trouxe ensinamentos fundamentais para os acadêmicos e jovens médicos para evitar aborrecimentos e prejuízos na vida profissional.  Foi lembrado que o Código nasceu para aprimorar o exercício da medicina em benefício da sociedade, oferecendo aos profissionais e aos pacientes a indicação da boa conduta, amparada nos princípios éticos e de autonomia, beneficência, justiça, dignidade, veracidade e honestidade.

    O diretor-presidente do Sinmed-MG, Jordani Machado, abriu o evento destacando  que “os princípios éticos são essenciais para uma assistência à saúde de qualidade aos pacientes e para que, nós médicos, possamos estar assegurados e protegidos em nossa missão profissional”.

    Várias das apresentações foram ilustradas com casos clínicos relacionados a procedimentos médicos, direitos dos pacientes, relação médico/paciente e outros que geraram denúncias no Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais ou que exigiram uma escuta diferenciada com os pacientes ou seus responsáveis.

    Os diretores explicaram aos médicos situações de transgressão do Código de Ética que podem levar a um processo, entre elas afastar-se  de suas atividades profissionais, mesmo  temporariamente, sem deixar outro médico encarregado do atendimento de seus pacientes internados ou em estado  grave.

    Pesquisa mostra que 80% das acusações de erro médico acontecem devido à má relação médico/paciente: “O binômio médico-paciente não vem pronto, precisa ser construído. O que caracteriza uma relação positiva é a transparência, compromisso com a verdade, empatia, confiança mútua,  respeito à autonomia do paciente e  aos limites profissionais do médico”.

    Sobre os documentos médicos, os diretores foram enfáticos na necessidade de fazer um bom prontuário, segundo eles a melhor defesa que o médico pode ter.  Sobre sigilo foram abordados os deveres dos médicos em diferentes situações: pacientes adolescentes, falecimento, requisição da Justiça, idosos, incapazes, entre outros.  Um ponto em destaque foi a Lei Geral de Proteção de Dados, que afeta diretamente o trabalho médico por envolver os chamados dados “sensíveis”. Os médicos foram alertados sobre os cuidados necessários para não serem punidos. “Antigamente muita informação era bom, hoje é o contrário:  não reúna dados  de seus pacientes  além do necessário”, foi a mensagem.

    A programação incluiu também importante palestra sobre comunicação, mídias sociais e normas éticas, mostrando as melhores opções para o médico se relacionar com os diferentes públicos sem ferir o Código de Ética, com destaque para os meios digitais.  

    A Telemedicina, que teve grande ascenção com a pandemia, também foi abordada – história, leis sobre o assunto, vantagens como não necessidade de deslocamento, acessibilidade, fácil acesso ao médico para tirar dúvidas e diagnóstico rápido; e desvantagens – o investimento em plataformas seguras, limite de tempo de consulta, remuneração abaixo da consulta presencial, grande parte da população não tem acesso a internet.

    Durante as apresentações os diretores destacaram os serviços do Sinmed-MG na área de defesa profissional, inclusive junto ao CRM-MG. Os acadêmicos conheceram o que pode gerar uma acusação, as etapas do processo e penalidades.

    ACADÊMICO, FILIE-SE GRATUITAMENTE – O sindicato oferece filiação gratuita para os acadêmicos de Medicina e médicos com ate 12 meses de inscrição no CRM, que poderão assim usufruir o diversificado leque de serviços do sindicato. Próxima atividade: Curso Mercado de Trabalho, dia 9 de outubro. Acompanhe nossas mídias

    VEJA OS TEMAS ABORDADOS

    ·         O CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA:  Ricardo Hernane, diretor Jurídico Institucional do sindicato e conselheiro do CRM-MG.

    ·          PRINCÍPIOS DO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA: Flávio Mendonça, diretor de Relações Institucionais e Assuntos Legislativos do Sinmed-MG e conselheiro do CRM-MG.

    ·         O PAPEL DAS ENTIDADES MÉDICAS MINEIRAS FRENTE AO CÓDIGO DE ÉTICA:Maurício Goes, secretário-geral.

    ·         DOCUMENTOS MÉDICOS/SIGILO MÉDICO:Daniel Mendes, assessor jurídico do Sinmed-MG.

    ·         DEFESA ÉTICO PROFISSIONAL – QUEM ME DEFENDE?: Cleverson Martins Kill, diretor de Defesa Profissional.

    ·         RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE: Arnóbio Félix, diretor de Saúde Suplementar.

    ·         RESPONSABILIDADE NOS PROCEDIMENTOS ÉTICO-DISCIPLINARES: Daniel Mendes, assessor jurídico.

    ·         DOCUMENTOS DIGITAIS E TELEMEDICINA:Humberto Martins, diretor de Tecnologia da Informação.

    ·         RELAÇÃO COM PACIENTES E FAMILIARES:Walnéia Moreira, diretora Administrativa.

    ·         RELAÇÃO ENTRE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: Samuel Pires, diretor de Relações de Trabalho Médico.

    ·         COMUNICAÇÃO, MÍDIAS SOCIAIS E AS NORMAS ÉTICAS: Rosângela Costa, coordenadora de Comunicação do Sinmed-MG.