Envio de denuncia

Preencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia.



    ...

    (31) 3241-2811
    Home Notícias VAMOS ABRAÇAR A CAUSA DO OUTUBRO ROSA...

    VAMOS ABRAÇAR A CAUSA DO OUTUBRO ROSA? O SINMED-MG JÁ ESTÁ FAZENDO A SUA PARTE EM APOIO AO MOVIMENTO

    O Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) inicia o mês de outubro, com uma campanha de apoio ao movimento ‘’Outubro Rosa’’. O objetivo é chamar atenção da população na busca de informações sobre os cuidados, diagnóstico precoce e a prevenção no combate ao câncer de mama.

    A campanha de nível mundial tem como símbolo a cor rosa, que representa a feminilidade. Nos anos 90, reforçando esse símbolo, foram produzidos e distribuídos os primeiros laços cor-de-rosa com marca pela luta contra o câncer de mama e estímulo a participação da população, empresas e entidades pela causa.

    Defendendo esta causa, o Sinmed-MG está afixando cartazes na sede, distribuindo panfletos a todos os visitantes e médicos, além de entregar como símbolo da campanha os laços cor-de-rosa, mostrando a nossa luta pelo combate ao câncer.

    O movimento Outubro Rosa, foi iniciado nos Estados Unidos e alcançou grandes proporções em todo mundo, conseguindo unir e motivar as pessoas em torno de uma causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

    Sobre o câncer de mama

    O câncer de mama é o tumor mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama este ano no Brasil.

    O câncer de mama também pode ocorrer em homens, mas sua em mulheres (após os 35 anos) cresce progressivamente, por isso é importante o diagnóstico na fase inicial, que contribui para o aumento das chances de cura em até 95%.

    Fatores de risco:

    O câncer de mama – e o câncer de forma geral – não tem uma causa única. Seu desenvolvimento deve ser compreendido em função de uma série de fatores como: histórico familiar, mulheres com parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) que tiveram a doença antes dos 50 anos podem ser mais vulneráveis. Entre outros fatores de risco não modificáveis estão o aumento da idade, a menarca precoce (primeira menstruação antes dos 11 anos de idade), a menopausa tardia (última menstruação após os 55 anos), nunca ter engravidado ou ter tido o primeiro filho depois dos 30 anos.

    Sintomas:

    O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um caroço. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. Portanto, é importante ir ao médico. Outros sinais de câncer de mama incluem:

    • Inchaço em parte do seio ou nódulo palpável;

    • Irritação da pele ou aparecimento de irregularidades, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja;

    • Dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro);

    • Vermelhidão, descamação do mamilo ou pele da mama;

    • Saída de secreção sanguinolenta ou água de rocha (transparente) pelo mamilo;

    • Caroço nas axilas.

    Verônica Oliveira – Analista de Comunicação
    Assessoria de Comunicação Sinmed-MG