Envio de denunciaPreencha o formulário abaixo para enviar sua denuncia. |
O Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) inicia o mês de outubro, com uma campanha de apoio ao movimento ‘’Outubro Rosa’’. O objetivo é chamar atenção da população na busca de informações sobre os cuidados, diagnóstico precoce e a prevenção no combate ao câncer de mama.
A campanha de nível mundial tem como símbolo a cor rosa, que representa a feminilidade. Nos anos 90, reforçando esse símbolo, foram produzidos e distribuídos os primeiros laços cor-de-rosa com marca pela luta contra o câncer de mama e estímulo a participação da população, empresas e entidades pela causa.
Defendendo esta causa, o Sinmed-MG está afixando cartazes na sede, distribuindo panfletos a todos os visitantes e médicos, além de entregar como símbolo da campanha os laços cor-de-rosa, mostrando a nossa luta pelo combate ao câncer.
O movimento Outubro Rosa, foi iniciado nos Estados Unidos e alcançou grandes proporções em todo mundo, conseguindo unir e motivar as pessoas em torno de uma causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
Sobre o câncer de mama
O câncer de mama é o tumor mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama este ano no Brasil.
O câncer de mama também pode ocorrer em homens, mas sua em mulheres (após os 35 anos) cresce progressivamente, por isso é importante o diagnóstico na fase inicial, que contribui para o aumento das chances de cura em até 95%.
Fatores de risco:
O câncer de mama – e o câncer de forma geral – não tem uma causa única. Seu desenvolvimento deve ser compreendido em função de uma série de fatores como: histórico familiar, mulheres com parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) que tiveram a doença antes dos 50 anos podem ser mais vulneráveis. Entre outros fatores de risco não modificáveis estão o aumento da idade, a menarca precoce (primeira menstruação antes dos 11 anos de idade), a menopausa tardia (última menstruação após os 55 anos), nunca ter engravidado ou ter tido o primeiro filho depois dos 30 anos.
Sintomas:
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um caroço. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. Portanto, é importante ir ao médico. Outros sinais de câncer de mama incluem:
• Inchaço em parte do seio ou nódulo palpável;
• Irritação da pele ou aparecimento de irregularidades, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja;
• Dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro);
• Vermelhidão, descamação do mamilo ou pele da mama;
• Saída de secreção sanguinolenta ou água de rocha (transparente) pelo mamilo;
• Caroço nas axilas.
Verônica Oliveira – Analista de Comunicação
Assessoria de Comunicação Sinmed-MG